O público pôde acompanhar, em tempo real pela internet, o desempenho de sete veículos que disputaram o 10º Rally dos Sertões, que terminou neste final de semana em Fortaleza. O acompanhamento foi possível graças à tecnologia de monitoramento e rastreamento desenvolvida pela T-Systems em parceria com a HP e a DaimlerChrysler do Brasil, instalada em cinco veículos que acompanharam as nove etapas em que se dividiram os 4.400 quilômetros de competição. Além disso, outros três carros tiveram alguns de seus itens monitorados eletronicamente.

O Rally dos Sertões teve início no dia 24 de julho, em Goiânia. Os dados recolhidos no veículo por um módulo eletrônico composto de um modem e uma aparelho de GPS foram transmitidos, via satélite, para um servidor que armazenou e processou as informações. Passado pelo sistema de aquisição de dados, mapas foram gerados a partir da localização dos veículos. Daí, as informações foram disponibilizadas na internet. A atualização do trajeto percorrido, com a competição em andamento, se deu em intervalos de três minutos.

O sistema de monitoramento e rastreamento eletrônico remoto faz parte do conceito de soluções de telemática da T-Systems. O conceito de convergência, que tem por definição integrar soluções de telecomunicações e informática, vem sendo desenvolvido e aperfeiçoado pela empresa desde 1999.