A segunda edição – revista e ampliada – do livro "Análise Espacial de Dados Geográficos", de Gilberto Câmara (Inpe), Antonio Miguel Monteiro (Inpe), Susana Druck (Embrapa) e Marília Sá Carvalho (Fiocruz), está disponível no endereço www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/analise. De acordo com os autores, esta versão é fruto de uma revisão completa da primeira edição do livro e apresenta muito material inédito.

O livro é resultado da cooperação entre Inpe, Embrapa e Fiocruz. A obra apresenta as principais técnicas de Análise Espacial no contexto de estudos de Geoprocessamento, incluindo Estatística Espacial, Geoestatística, Representação de Incerteza e Modelagem Dinâmica.

O objetivo das técnicas de Análise Espacial é descrever os padrões existentes nos dados espaciais e estabelecer, preferencialmente de forma quantitativa, os relacionamentos entre as diferentes variáveis geográficas. "Análise Espacial de Dados Geográficos" também estará disponível em formato impresso, a partir do mês de setembro.