A operadora de telefonia celular BCP, de São Paulo, pretende lançar em cerca de 90 dias um serviço que permite ao usuário localizar o carro e acionar alguns comandos, como alarme e luzes. O serviço funciona por meio do sistema de posicionamento global (GPS) que permite a localização do carro em qualquer ponto do país. Assim, o usuário fica sabendo se o carro está envolvido em acidente ou se foi roubado, por meio de mensagens curtas (SMS) transmitidas pelo veículo ao seu celular.

Para viabilizar o serviço, a empresa fechou uma parceria com a empresa Starcom System, sediada nas Ilhas Virgens, que desenvolveu a tecnologia de localização e acionamento de funções do carro, como controle de velocidade. A BCP não divulga valor individual dos investimentos em novos serviços, mas é sabido que o Centro de Desenvolvimento da BCP tem previsto para esse ano um orçamento de 1,4 milhão de reais.

A empresa de telefonia celular estuda uma parceira com seguradoras para subsidiar os custos de implantação dos equipamentos dentro do carro. "Estamos buscando subsídios para o serviço e o cliente pagaria uma taxa para a Starcom System", afirmou um executivo da BCP, que contou ainda que a operadora obteria receita com o serviço ao vender uma cota de tráfego aéreo de transmissão de dados para a empresa das Ilhas Virgens.