A Agência Espacial Brasileira (AEB) recebeu na última quarta-feira (7/8), em Brasília, uma comitiva mexicana para discutir a possibilidade de um acordo de cooperação na área espacial. Neste primeiro contato, os dirigentes, técnicos e pesquisadores dos dois países procuraram identificar pontos de parcerias nas áreas de aplicações, ciência e tecnologias espaciais.

Segundo o presidente da AEB, Múcio Dias, o México é um importante parceiro na América Latina e há o interesse do governo brasileiro em estabelecer uma cooperação no futuro na área espacial. O encontro faz parte de uma extensa agenda de reuniões da missão mexicana, que na quinta-feira visitou instituições de pesquisa em São José dos Campos – o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro Técnico Aeroespacial (CTA).

No início da semana, os mexicanos participaram, juntamente com representantes do Ministério das Relações Exteriores, da AEB e do INPE, da 3ª Reunião do Conselho Diretor do Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologia Espaciais da América Latina e do Caribe (Cretacteal).