A KDDI, segunda maior operadora de telefonia móvel do Japão, lançará em outubro um novo modelo com recursos como sistema de posicionamento global (GPS). Com peso de apenas 119 gramas, terá uma tela capaz de exibir 260 mil cores, que permitirá aos seus usuários a transmissão de vídeos por seus telefones celulares.

A novidade é parte da campanha da KDDI para conseguir 7 milhões de usuários de telefonia móvel de terceira geração até março, 5 milhões a mais do que seu número atual de assinantes. Segundo a empresa, o aparelho a ser lançado em outubro será o primeiro celular capaz de gravar clipes de vídeo de até 15 segundos. A KDDI oferece desde dezembro telefones que permitem aos usuários somente o recebimento de vídeos, não os que gravam com câmeras embutidas.

"Esperamos que cerca de 70% de nossos usuários adotem os aparelhos mais sofisticados e dotados de maiores recursos", disse Tadashi Onodera, presidente da KDDI. O novo telefone equipado com vídeo vem com espaço para um cartão de memória capaz de armazenar até 555 clipes de vídeo de cinco segundos de duração. O aparelho pode gravar imagens móveis com resolução de 310 mil pixels, e anexá-las a e-mails para envio a outros telefones celulares ou computadores pessoais. O aparelho deve chegar ao mercado japonês pelo mesmo preço dos atuais, entre US$ 85 e US$ 170.