O governador Olívio Dutra divulgou nesta quarta-feira (4/9) em Porto Alegre o Atlas Eólico do Rio Grande do Sul, elaborado pela Secretaria de Energia, Minas e Comunicações.

O Atlas Eólico é um importante estudo, realizado em parceria com empresas públicas e privadas, cujo principal objetivo foi avaliar o potencial dos ventos gaúchos para fins de geração de energia elétrica através de aerogeradores. O resultado é considerado excepcional, evidenciando elevados resultados (15.840 MW em terra firme e 18.520 MW sobre as três principais lagoas – Patos, Mirim e Mangueira).

Estes números são melhor apreciados quando comparamos com os potenciais, calculados e disponíveis até o momento, dos estados do Ceará (5.820 MW) e do Paraná (128 MW). O Programa Ventos do Sul destaca as vantagens comparativas que o Rio Grande do Sul possui, que vão além do potencial já avaliado e passam pelas redes de transmissão e distribuição de energia, fator que permite o acesso aos geradores ao maior mercado de eletricidade do país.

Além disso, o Estado conta com infra-estrutura (estradas, portos, aeroportos, telecomunicações, acessos e logística), nível de industrialização e atualização tecnológica capazes de internalizar a cadeia produtiva relacionada com a energia eólica, além de distritos industriais e incentivos fiscais. O programa habilita o Estado a atrair as indústrias de aerogeradores, torres e demais equipamentos e instalações relativos a essa atividade econômica.