Foi inaugurada neste final de semana a Central de Operações do Terminal Santo Amaro, que faz parte do Programa de Modernização dos Terminais Urbanos de São Paulo. Os 90 ônibus que operam em duas linhas do corredor Santo Amaro/Nove de Julho receberam um sistema de radiocomunicação e aparelhos GPS que permitem o monitoramento do percurso por satélite.

O sistema inteligente controla eletronicamente a movimentação dos ônibus entre os terminais Santo Amaro e Bandeira, na capital paulista. O trecho tem 14,8 km de extensão e é um dos mais movimentados da cidade. A prefeitura de São Paulo espera que a velocidade média dos ônibus aumente de 7 para 19 quilômetros por hora.

A prefeita Marta Suplicy pretende estender o sistema para outras linhas que passam pelos terminais Santo Amaro e Bandeira. "É um projeto novo e queremos ampliá-lo para outras linhas. Até 2004 acreditamos que a maioria dos terminais de ônibus da cidade estarão integrados com esse sistema", afirmou Marta neste domingo (15/9) durante a inauguração do sistema.

A São Paulo Transportes (SPTrans) gastou R$ 2,6 milhões para a implantação do sistema inteligente.