A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) divulga que em novembro estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao seu Mestrado em Geomática. O curso faz parte do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Computação e tem duração mínima de 12 e máxima de 24 meses.

O mestrado em Geomática visa desenvolver e utilizar novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento de sistemas e aplicativos para análise, interpretação, distribuição e uso da informação espacial. São duas as linhas de pesquisa: Sistemas de Computação (Banco de Dados Espaciais, Processamento Digital de Imagem, Engenharia de Software, Sistemas de Suporte à Decisão Inteligente e Sistemas Distribuídos/SIGWeb, visando a capacitação para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de algoritmos e ferramentas de Geomática e propiciando um maior entendimento das técnicas de geoinformação) e Tecnologia da Geoinformação (métodos para geração, projeto de Bases de Dados Espaciais, análise e modelagem espacial através de Sistemas de Informação Geográfica e a Modelagem de Dados Ambientais, Sensoriamento Remoto e Geodésia, com a conseqüente geração de informação para tomada de decisões estratégicas aplicadas às diversas áreas).

As vagas são dirigidas a profissionais com diploma de curso superior de duração plena em Engenharia, Geoprocessamento, Informática e áreas afins, reconhecidas pelo Conselho Nacional de Educação. Mais informações no site www.geomatica.eng.uerj.br.