A Motorola está lançando um novo chip para dispositivos sem fio com recursos de localização. Segundo a fornecedora, o produto foi desenvolvido por ela, porém será produzido pela IBM, que disponibilizou sua tecnologia silicom germanium chip-making para a criação da solução, que ainda utiliza GPS (sistema de posicionamento global).

De acordo com a Motorola, o chip – chamado Instant GPS – é pequeno o suficiente para caber em relógios de pulso e deverá ser utilizado em PDAs e celulares, para localizar pessoas e lugares, ou para possibilitar aplicações que utilizem mapas.

A Motorola afirmou que espera que o processador seja usado em produtos eletrônicos portáteis como câmeras, computadores de bolso com aplicações voltadas para localização em mapas e navegação em tempo real e telefones celulares capazes de localizar amigos, familiares, restaurantes e lojas que estejam próximas do usuário.

A tecnologia da IBM, que fabricará os processadores para a Motorola, permitiu à companhia combinar as funções de muitos chips em um, o que ajudou a reduzir o tamanho e a melhorar o consumo de energia. "Esta é uma solução que atua no lugar daquelas que combinam dois ou três chips para comunicação com o microprocessador", diz Dave Huntingford, gerente de marketing da Motorola GPS, destacando em comunicado oficial o principal benefício da tecnologia IBM.

+Informações  www.ibm.com e www.motorola.com