Os limites dos 5.561 municípios brasileiros, as principais rodovias federais, estaduais e municipais, e mais mil mapas de ruas das maiores cidades do Brasil constituem a base de dados do Street Base 1.1. Lançado pela Imagem, o sistema é voltado ao mercado de geomarketing, logística, transporte, planejamento, telecomunicações, AVL e LBS. O novo produto oferece dados para planejar a construção e racionalização de infra-estruturas urbanas (das redes básicas, de esgotos e eletricidade às telecomunicações); para realizar análises de mercado; garantir o monitoramen-to adequado de veículos; auxiliar no planejamento da expansão de empresas ou cidades; reduzir desperdícios na engenharia logística e até melhorar as condições de segurança, no policiamento urbano, entre dezenas de outras aplicações.

Os mapas digitais de arruamentos são "inteligentes", permitindo consulta por tipo, título, nome, numeração inicial e final, direito e esquerdo, CEP, bairro e mãos de direção. Como baseiam-se em imagens de satélite de alta resolução e fotos aéreas, tais mapas retratam a realidade, permitindo reconhecer rotatórias, bifurcações, cruzamentos e retornos. De acordo com a Imagem, o sistema será atualizado trimestralmente, com o acréscimo gradual do arruamento de novas cidades. Os usuários terão suporte gratuito por um ano e o sistema se adapta a qualquer equipamento, inclusive palmtops. O Street Base também permite visualização simultânea de outras bases de dados, como imagens de satélite de alta resolução, fotografias aéreas, censo do IBGE, informações dos Correios etc. E admite licença do ArcView 8.2, software líder mundial em Sistemas de Informações Geográficas (GIS).
Segundo a empresa, a precisão cartográfica é garantida pela utilização de somente fontes confiáveis – mapas topográficos com coordenadas, informações de Datum, sistema de projeção e escala – publicados por órgãos oficiais, que dispõem de elementos para assegurar seu georreferenciamento e a fidelidade entre as feições gráficas e seus correspondentes no terreno. Para garantir o processo de detalhamento das bases e as atualizações das feições gráficas, a Imagem está realizando novos levantamentos aerofotográficos nas 150 principais cidades brasileiras. Utilizando ferramentas adequadas, fontes confiáveis e atualizadas, além de processos metodológicos já consolidados na empresa, novas bases estão sendo geradas para as novas versões do Sistema Street Base 1.1.A comer-cialização será feita por módulos de negócios, conforme as necessidades de utilização dos usuários. Mais informações no site www.streetbase.com.br ou através do telefone (12) 3946-8933.


Imagem do Street Base – vetores de arruamento sobrepostos a ortofoto de São Paulo