O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) concluiu a segunda fase do projeto "Plataforma Integrada de Sensores Inerciais/GPS". Com isso, o SMAN (Sistema Modular de Atitude e Navegação) já pode ser testado em sistemas espaciais de satélites.

De acordo com as especificações do SMAN, o sistema poderá ter várias aplicações, como a determinação de atitude de satélites usando GPS e sensores inerciais, a determinação de atitude e rumo para aeronaves, o monitoramento de veículos terrestres, o posicionamento dinâmico de plataformas marítimas de petróleo e ainda aplicações onde ocorre obscurecimento ou falha eventual de recepção do GPS.

O projeto, que está sob a coordenação do pesquisador Otávio Durao, foi elaborado com o apoio do programa PIPE (Programa Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas) da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e foi realizado em parceria com a empresa NAVCON – Navegação e Controle Indústria e Comércio Ltda. Segundo informações do Inpe, na sexta-feira (4/10), os pesquisadores envolvidos no projeto, junto com o engenheiro Valter Schad, representante da empresa, e o coordenador de planejamento e avaliação do instituto, Décio Ceballos, discutiram seus avanços e resultados.

"Nós estamos preparados para desenvolver os componentes. Temos o conhecimento necessário, pessoal preparado e equipamentos adequados", afirmou o coordenador Durao. O sistema é considerado uma inovação tecnológica, pois conseguiu integrar a tecnologia GPS com sistemas inerciais, como acelerômetros e giroscópios, o que permite maior precisão e melhores resultados no controle de atitude e navegação.

O grupo espera agora a aprovação por parte da Fapesp da terceira fase do projeto, que consiste no desenvolvimento do sistema completo a partir do protótipo.