O Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) promoverá em Curitiba, entre os dias 4 e 9 de novembro, o curso "GPS – Levantamento Topográfico e Processamento".

Com teoria e prática, apresenta o seguinte conteúdo programático: Sistemas de referência geodésica; Segmentos de controle, espacial e do usuário; Tipos de levantamento com GPS; Análise de resultados obtidos com GPS; Altimetria com GPS; Sistema de coordenadas planas UTM; Transformação de coordenadas UTM em geodésicas e vice-versa; e Prática de campo. Serão instrutores Jair Ferreira de Almeida, professor das disciplinas de Topografia e Estradas do curso de Engenharia da Produção Civil do Cefet-PR e doutor em Ciências Geodésicas/Aerofotogrametria, e Júlio César Menezes, consultor em Levantamentos Geodésicos e Aerofotogramétricos e mestre em Ciências Geodésicas.

O curso é dirigido a profissionais de levantamentos topográficos, estudantes universitários e técnicos de prefeituras municipais que atuam ou vão atuar em cadastramento de construções urbanas e rurais. Com carga horária de 48 horas-aula, o curso custa R$ 210,00 e inclui material didático. Mais informações sobre as inscrições através dos telefones (41) 310-4569 e 310-4571.