A Folha de S.Paulo de 23 de janeiro publicou reportagem sobre um monitoramento feito por satélites que vai ajudar o jogador de futebol Vampeta a perder cerca de seis quilos. De acordo com o jornal, o atleta corintiano está tendo a ajuda do sistema GPS, baseado em satélites e muito usado para rastrear veículos na tentativa de evitar roubos.

O jogador está correndo em volta do gramado com um sensor no braço, que emite e recebe sinais de satélites. Um relógio no pulso mostra, graças aos satélites, a velocidade e a distância percorrida. São 24 satélites monitorando todos os deslocamentos do atleta durante o trabalho. Segundo Renato Lotufo, fisiologista do clube, o sistema faz com que o jogador cumpra exatamente o que foi programado pela comissão técnica.

"O Vampeta, nesse começo de trabalho, tem que correr a 12 km/h", disse Lotufo. Esse equipamento foi usado pelos outros atletas nos treinos em Extrema (MG) e também por Lucas e Liedson, que chegaram nesta semana ao clube de futebol paulista. "Com esses aparelhos não tem como dar um "migué" e correr menos", disse Liedson à Folha.