O Núcleo de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) já divulgou sua programação de cursos de capacitação e atualização profissional para este semestre.

O curso "Leitura de Mapas e Técnicas de Localização em Campo", marcado para o período de 2 a 12 de abril, abordará conceitos sobre cartografia e mapas; classificação dos mapas; linguagem cartográfica; escala e legenda; sistemas de coordenadas (latitude/longitude e métricas – UTM); planimetria e altimetria; práticas de leitura da carta: cálculo de distâncias e áreas, posicionamento de pontos visitados em campo, perfis; uso de GPS em trabalhos de campo e transposição de valores obtidos com bússola para o mapa.

O curso será ministrado por Rafael Silva de Barros e Cláudia Romaneli Nogueira, do Instituto de Geociências da UFRJ. Entre os dias 2 e 12 de abril, o curso terá aulas às quartas das 18h às 21h, e no sábado (5/4) das 8h às 17h e 12/4 das 8h às 12h. A carga horária é de 21 horas/aula. Há 20 vagas e o custo é de R$ 160. Inscrições serão aceitas até dois dias antes do início do curso ou enquanto houver vagas.

+Informações http://www.nadc.biologia.ufrj.br/.