Um satélite militar dos Estados Unidos da rede GPS Navstar foi lançado na quarta-feira (29/1) a bordo do foguete Delta II, da base espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. O satélite vai se juntar à constelação Navstar americana e deve substituir o atual satélite SVN-22. A rede tem 24 satélites e determina com precisão longitude, latitude e altitude, sobre o mar, a terra e no ar.

O foguete Delta II partiu às 13h06, hora local, transportando um satélite GPS IIR-8 do comando espacial da força aérea e um mini satélite XSS-10, conforme informou a Boeing, empresa construtora. O satélite GPS 2R-8, construído pela Lockheed Martin – também conhecido como SVN-56 – vai substituir o satélite GPS 2A-18 – chamado de SVN-22 – que foi lançado há 10 anos e que será aposentado.

Satélites GPS operam a 10.900 milhas náuticas sobre a Terra para fornecer informações de posicionamento para militares e civis em todo o planeta. O último lançamento de um satélite GPS ocorreu em 30 de janeiro de 2001. Neste ano, estão previstos mais dois lançamentos – para março e julho.

As informações são da Agência Estado.