Já está em funcionamento no Laboratório de Integração e Testes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), uma nova Câmara Reverberante para ensaios acústicos de alta intensidade, capaz de simular o ambiente gerado pelos motores dos foguetes no momento do lançamento.

Com isso, a indústria aeroespacial brasileira não precisa mais realizar ensaios vibro-acústicos de peças, componentes e equipamentos no exterior, pois o Inpe completa a matriz nacional de testes espaciais de acordo com normas e padrões aceitos internacionalmente.

Segundo a Agência Brasil, a decisão de investir US$ 4,7 milhões na construção da câmara é resultado da inclusão do Brasil em programas de satélites de grande porte (mais de 500 quilos), como é o caso dos CBERS 3 e 4 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres). Até pouco tempo, o país participava apenas de programas de pequeno e médio porte que não justificavam investimento desse porte. O teste vibro-acústico de alta intensidade é fundamental na construção de satélites e lançadores. Durante a fase de lançamento de um satélite, a emissão de gases pelos motores do foguete gera ondas acústicas de até 156 db, uma intensidade capaz de provocar avarias em peças e componentes.

Agora, os novos modelos CBERS poderão ser testados no Brasil, bem como os veículos lançadores Além de atender às necessidades do Programa Espacial Brasileiro para satélites e lançadores, o Inpe agora está apto a atender todos os requisitos necessários à qualificação de produtos complexos e de alto valor agregado, proporcionando maior competitividade ao setor produtivo brasileiro em vários segmentos industriais.