A Palm Inc. está viabilizando computadores de mão ao Instituto Inovação de Belo Horizonte para serem utilizados em um projeto piloto de monitoramento e combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Serão utilizadas armadilhas para atrair e capturar o mosquito Aedes na fase adulta, em locais pré-selecionados e periodicamente vistoriadas para coleta dos insetos capturados.

As áreas infestadas serão mapeadas via GPS e os dados das coletas inseridos em um formulário desenvolvido para aplicação nos computadores de mão Palm. Em seguida, os dados serão transferidos para planilhas do sistema central, gerando os índices de risco.

A partir destes dados, ações de monitoramento e controle serão avaliadas para o combate eficaz do mosquito. O projeto, que conta com apoio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), é denominado "Armadilhas para monitoramento e controle do vetor da Dengue – Aedes aegypti" e é resultado de uma pesquisa do Prof. Dr. Álvaro Eduardo Eiras. Em processo de implementação pelo Instituto Inovação, em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), o projeto tem como executor o Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com uma equipe de campo formada por oito agentes e dois coordenadores, a pesquisa prevê o envolvimento de cerca de 1.200 domicílios na região norte de Belo Horizonte, instalação e acompanhamento de aproximadamente 4.000 armadilhas.

"A perspectiva é que o pacote tecnológico, que é a armadilha e a coleta de dados via Palm, seja incluído no Programa Nacional de Combate à Dengue, como prática recomendada para a previsão de risco e combate ao mosquito Aedes aegypti", afirma Alexandre Alves da Silva, coordenador do projeto no Instituto Inovação.