A Força Aérea dos Estados Unidos lançou na segunda-feira (31/4) um novo satélite de navegação que estará a serviço das tropas no Golfo Pérsico em tempo recorde. O satélite faz parte da rede GPS (sistema de posicionamento global), que já tem 27 satélites, em órbita a 20 mil quilômetros da Terra.

A força aérea norte-americana explicou que o satélite começará a operar dentro de duas semanas, apesar de normalmente serem necessários dois meses para comprovar e calibrar todos os sistemas do aparelho.

Os dados do GPS estão sendo usados de forma intensa na guerra contra o Iraque, para orientar as tropas que circulam pelo deserto iraquiano e para guiar mísseis. O satélite NAVSTAR GPS 2R-9 foi colocado em órbita por um foguete Delta 2, lançado de Cabo Canaveral, na Flórida. Os satélites, que fornecem dados de navegação e posicionamento a diversos tipos de pessoas, desde astrônomos até iatistas amadores, são voltados principalmente para as Forças Armadas.

O general Greg Pavlovich disse que a constelação de GPS vem estendendo o campo de batalha até a órbita da Terra. Durante a Guerra do Golfo, de 1991, ainda predominavam os sistemas de direcionamento e radares convencionais. "O campo de batalha realmente começa aqui", afirmou Pavlovich.

"O espaço é criticamente importante para a segurança nacional (norte-americana) e simplesmente não se pode travar guerra sem esse recurso".

As informações são das agências de notícias Reuters, Lusa e CNN.