Concessionária de serviço público ganha nova ferramenta para controle e gerenciamento

Por várias vezes foi aqui comentado que a tecnologia de monitoramento de frota vem ajudando empresas dos mais variados setores a obterem controle, ganhos de produtividade e economia. Agora é a vez da área de Engenharia Sanitária. A Limpfort, empresa sediada em João Pessoa (PB), e que além dessa cidade também possui concessão para coleta de resíduos sólidos em Bayeux e Cabedelo (PB), além de Blumenau (SC), São Luiz e Imperatriz (MA), é a pioneira a investir neste conceito para instalação em caminhões de coleta de resíduos sólidos. A capital do Maranhão foi escolhida para ser a primeira a receber a implantação do sistema.

Essa empresa, certificada com ISO 9002, já utilizava rádio VHF (também foi a pioneira na instalação de rádios para controle de coleta) em todos os caminhões para comunicação entre os motoristas e as bases da empresa em cada uma das cidades onde opera. Através de um software desenvolvido especialmente para controlar os serviços, as informações eram passadas via voz para os operadores de rádio que alimentavam o banco de dados. Embora já houvesse um certo controle, a empresa, decidida a prestar um serviço com ainda mais qualidade à população, passou a monitorar os veículos utilizando a tecnologia GPS para posicionamento e a própria infra-estrutura de rádio para transmissão dos dados.

Dessa forma, cada trecho de coleta passou a ser controlado com muito mais eficiência, permitindo verificar, através de recursos de replay dos traçados executados por cada caminhão, se a rota previamente determinada pela engenharia foi cumprida integralmente, garantindo que nenhuma rua deixasse de ser atendida. Além da rota, todos os tempos gastos em cada um desses trechos também são analisados, propiciando um controle efetivo da produtividade de cada equipe de coleta. Também são controlados o início e fim do período de refeição, e entrada e saída do aterro sanitário todas as vezes que cada caminhão descarrega o lixo doméstico coletado.

A engenheira civil Rosa Moura, Diretora Técnica Operacional da empresa, diz o seguinte: "…em virtude da atualização da certificação para a versão 2002 que exige que a empresa não tenha apenas a garantia da qualidade dos serviços, mas que esta qualidade seja constantemente melhorada, com a implantação desse sistema passamos a ter uma importante ferramenta para gerenciamento e controle das operações:

a) garantia total da qualidade dos serviços em face da constatação diária da execução de 100% dos roteiros de coleta de resíduos sólidos;
b) minimização de custos em virtude da economia de combustível alcançada com a implantação;
c) controle de todo o percurso desenvolvido pelos caminhões, evitando desvio de rota;
d) solução para os problemas ocasionados nas colisões de nossa frota com a verificação em tempo real do trajeto feito pelo veículo antes do sinistro;
e) garantia da coleta em determinados pontos e locais específicos exigidos no plano operacional;
f) integração entre as informações enviadas pelos motoristas via rádio com a visualização em tempo real do ocorrido."


Tela do sistema de monitoramento

Na opinião do presidente da empresa, Alfredo Gomes Chacon Neto, "…com a implantação do sistema a Limpfort criou um setor específico de monitoramento operacional de frota – MOP, onde é observado e registrado, 24 horas, o comportamento da frota em operação. A empresa após a implantação do sistema está desenvolvendo um software para interagir todas as informações recebidas via rádio pelos motoristas e pelo sistema, gerando relatórios diários importantes para análise de custo e qualidade."

É importante frisar que os benefícios no controle total das operações refletem num melhor serviço prestado à população e engana-se o empresário que acha que essa população não está atenta ao que lhe é ofertado, ou seja, tanto a empresa como aqueles que recebem os serviços são beneficiados. Dessa forma, na cidade de São Luiz, é possível ver outdoors espalhados pela cidade, patrocinados por entidade civil, agradecendo à Prefeitura Municipal pela limpeza da cidade, em outras palavras, agradecendo também à companhia que executa o serviço para a Prefeitura. Esse tipo de demonstração espontânea, sem dúvida alguma, deve provocar orgulho em todos os funcionários e diretores da Limpfort e são um exemplo claro que o investi mento nesse tipo de tecnologia se traduz em satisfação garantida pelos usuários e clientes.

Diogo Nava Martins é engenheiro civil e gerente de produtos AVL da Santiago & Cintra. diogo_martins@santiagoecintra.com.br