O geólogo Hans Dirk Ebert, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Rio Claro, está coordenando um trabalho sobre a aplicação de ferramentas de computação gráfica em três dimensões (3D) na representação das mais variadas informações no âmbito de municípios, bacias hidrográficas, empreendimentos turísticos, minerais, agrícolas e energéticos. O geólogo mostra que a sobreposição de mapas temáticos nos Modelos Digitais de Terreno (MDTs), inclusive com o uso de fotografias aéreas ou imagens de satélites, permite uma melhor compreensão do conjunto tanto para leigos como para especialistas. De acordo com a divulgação da Unesp, o Projeto "Modelagem tridimensional computadorizada de dados geológicos, fisiográficos, hidrográficos e ambientais" demonstra como a visualização simultânea de mapas temáticos sobre MDTs é uma poderosa ferramenta para representação e análise de dados. Mais informações no Portal UNESP: www.unesp.br.

Imagem realiza mapeamento para Eletropaulo

Há mais de cinco anos usuária da tecnologia ESRI, a AES Eletropaulo firmou parceria comercial com a Imagem, de São José dos Campos. De acordo com ambas as empresas, o uso da tecnologia ESRI fez com que a Eletropaulo conquistasse um alto nível de qualidade, podendo assim atender melhor os seus clientes, que estão distribuídos em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo e chegam a somar mais de 16 milhões de pessoas. A Eletropaulo ainda é responsável pelo abastecimento de energia de 42% do estado de São Paulo e 9% do Brasil. Com os softwares ArcInfo, ArcEditor, ArcSDE e ArcIMS, da ESRI, e ArcFM, da Miner & Miner, foi possível mapear toda a rede aérea de distribuição de energia elétrica, para integração a um banco de dados, atualmente um dos maiores do mundo, possuindo 30 Gb de memória. Nele foi utilizado o sistema Oracle. "A ferramenta está permitindo termos ganhos significativos de produtividade com qualidade das informações na base de dados", comenta Marco Afonso, responsável pela implementação do projeto.

A parceria ajudou a Eletropaulo a solucionar eventuais problemas com rapidez. Se um transformador falhar, o GIS pode auxiliar na localização e na realização de manobras temporárias nos circuitos, diminuindo o tempo de falta de energia aos clientes. A Imagem oferece treinamento e suporte na tradução do sistema para o português e a interação com padrões elétricos brasileiros. O mapeamento da rede subterrânea será entregue pela empresa de São José dos Campos no primeiro trimestre do ano. No projeto, foi utilizado o software ArcEditor, também da ESRI. Em um futuro bem próximo, as pessoas poderão visualizar toda a rede através da internet. Atualmente, esse recurso está em fase experimental e pode ser visto apenas pelos funcionários da empresa, na intranet. Mais informações no site www.img.com.br.

Congresso de Cartografia será em Belo Horizonte

O XXI Congresso Brasileiro de Cartografia será realizado de 29 de setembro a 3 de outubro de 2003 no Centro de Convenções Minascentro, em Belo Horizonte. Com o tema geral "A Cartografia, Instrumento de Renovação Política e Inovação Tecnológica", o evento terá mesas redondas, palestras e cursos. O Congresso vai discutir a política cartográfica nacional (Concar) e o projeto de mudança do referencial geodésico (Sirgas), entre outros assuntos. A programação ainda reservou espaço para a realização de um workshop de Cartografia para crianças. O evento está sendo organizado pela SBC, Instituto de Ciências Aplicadas (IGA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação AMAE, com o patrocínio de CNPQ, Fapemig, Crea-MG, Prodabel, Cemig, Prodenge, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado de Minas Gerais e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Mais informações com a SBC através do e-mail sbc.rlk@terra.com.br.

LIVROS

Espaço urbano

Geografia da Cidade, de Lana de Souza Cavalcanti (organizadora). O livro apresenta os diferentes aspectos da Geografia sobre o espaço urbano de Goiânia. É destinado sobretudo àqueles que se dedicam ao estudo da problemática urbana, graduandos e profissionais de Geografia e Cartografia e áreas afins. Os textos, referentes a pesquisas, mostram que a produção do espaço urbano é, antes de tudo, resultante da ação de agentes hegemônicos que buscam a todo momento e a qualquer preço disciplinar esse mesmo espaço urbano. Em suas 242 páginas, o livro estimula a compreensão da Geografia da cidade em seu complexo e inesgotável movimento. Os assinantes da Revista InfoGEO podem adquirir, a preços promocionais, este e outros títulos no Shopping do Portal MundoGEO (www.mundogeo.com.br).

Geotecnia

Obras de Terra – Curso Básico de Geotecnia, de Faiçal Massad. O livro de 170 páginas apresenta os fundamentos que interferem na concepção, dimensionamento e construção das obras da terra. A análise de estabilidade de taludes e a dinâmica das encostas naturais recebem atenção especial, assim como a ação do homem sobre o meio físico. Texto básico, indispensável à formação de engenheiros dedicados à Mecânica dos Solos e suas aplicações. Nos oito capítulos que compõem o livro, Faiçal apresenta as aplicações práticas relacionadas a Percolação da Água em Obras de Terra, Técnicas de Exploração de Sub-solo, Análises de Estabilidade de Talude, Compactação de Aterros, Barragens de Terra e Enrocamento e suas fundações. Discute com propriedade e detalha a formação de solos naturais das encostas. O livro está à venda no Shopping MundoGEO (www.mundogeo.com.br).