As geotecnologias se encontram de 4 a 6 de maio em São Paulo

Por Marjorie Xavier

O congresso mais importante da área de geoinformação cresceu e gerou novos eventos. O GEOBrasil, a partir deste ano, será realizado ao mesmo tempo em que ExpoGPS, GEOInteligência e GEO Óleo e Gás. Com isso, o Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo, irá reunir os participantes das primeiras edições do Congresso de Posicionamento por Satélite, do Seminário Internacional de Geotecnologias para Oleodutos e Gasodutos e do Fórum Latino-Americano de Proteção e Gerenciamento Crítico de Infra-Estrutura de Serviços Públicos. Isso tudo de 4 a 6 de maio, ao lado do GEOBrasil 2004, que chega à sua quinta edição consolidado como o maior e melhor evento latinoamericano do setor. Além do congresso, ganha cada vez maior importância a Feira de Geotecnologias, que terá recorde
de expositores.


Evento recebeu 3,6 mil pessoas em 2003
JM Fotografia – Acervo Alcantara Machado

Todos têm a marca e a garantia da Alcantara Machado Feiras de Negócios, tradicional organizadora de eventos, entre eles o Salão do Automóvel, a UD, Brasilplast e PhotoBrazil. Contam ainda com o patrocínio da Petrobras e o apoio institucional de dezenas de entidades como o INPE, IBGE, EMBRAPA, INCRA e CREA-SP, além da parceria com a GITA Brasil – Associação de Tecnologia e Informação Geoespacial.

A feira do GEOBrasil firmou- se como o lugar ideal para fabricantes e distribuidores apresentarem suas novidades, como produtos que aliam micro de mão, Pocket PCs e GPS, softwares baseados na tecnologia GIS e sistemas de processamento de imagens orbitais e aéreas. Os visitantes podem conferir na feira as mais novas soluções de geoprocessamento na utilização de dados espaciais no planejamento estratégico. O que existe de mais moderno em equipamentos, produtos e serviços voltados para localização e análise geográfica na gestão de negócios será mostrado em maio, em apenas três dias. É realmente
uma chance imperdível para os profissionais da área.


Centro de Convenções Imigrantes, local dos 4 eventos

Feira

Aerocarta, Aeroimagem, Esteio, Engefoto, Edinfor, Geoexplore, Base, Autodesk, Alezi Teodolini, CTGEO, Digibase, Elecnor, Geoambiente, Imagem, Inpe, Intersat, Santiago & Cintra, Sisgraph, Trimbase, Governo de Quebec, CPqD, SulSoft, Orbisat, Caixa Econômica Federal, Scan System, J&J, Threetek e Petrobras já tinham garantido seu espaço na feira até o fechamento desta edição. Diversas entidades ligadas ao setor também já confirmaram participação como: ANEA, CREA / AEASP, Embrapa, IRIB, NAVSAT (França), SBC, IRIB, URBIS, GITA Brasil e ITESP. A expectativa da Alcantara Machado Feiras de Negócios, promotora dos eventos, é ampliar esta lista de expositores tendo em vista o grande número de empresas e instituições que estão atualmente negociando sua entrada na feira, como Digimapas, Gisplan, IBGE, Gempi, Space Imaging, Leica, IPT e uma empresa russa de geotecnologias. O acesso para visitar a feira é gratuito para profissionais do setor. A feira do GEOBrasil tradicionalmente recebe um público altamente qualificado, que mescla produtores, integradores e usuários de Geoinformação em busca de inserir em seus sistemas o atributo espacial para otimizar seus negócios. A feira será realizada das 10h às 19 horas, horário que permitirá a visita dos participantes do Congresso, destacando o acesso livre para potenciais compradores de produtos e serviços relacionados às geotecnologias.


David J. Maguire, diretor da ESRI, confirmou sua presença no GEOBrasil 2004

Para este ano a previsão é reunir cerca de 4.000 profissionais e mais de 40 expositores. No ano passado, foram 3.600 participantes do Brasil e América Latina, entre congressistas e visitantes da feira. Em 2003, o evento confirmou sua sinergia com o mercado e sua comprovada vocação para alavancar novos negócios. O GEOBrasil ainda é o único evento que oferece num local exclusivo a chance do usuário conhecer todas as melhores soluções geotecnológicas.

Tutoriais (mini-cursos)

O dia anterior à abertura do evento, 3 de maio, foi reservado aos 12 tutoriais, que serão a oportunidade ideal para os usuários de GIS atualizarem conceitos antes da participação no congresso e da visita à feira. Cada tutorial (mini-curso) terá quatro horas.

O Congresso GEOBrasil também é conhecido pela vinda de palestrantes internacionais. David Maguire, vice-presidente da ESRI, é uma das presenças confirmadas. David D. Holmes, diretor da Intergraph; Chris Bradshaw, vicepresidente da Autodesk; e John Chisum, diretor da GE, são outros destaques da programação. Todas as palestras em inglês terão tradução simultânea. Estas palestras especiais serão realizadas sempre a partir das 11 horas, quando todas as demais atividades matutinas do congresso já estarão encerradas. Assim, todos os participantes poderão assistir às palestras especiais, geralmente as mais concorridas e aguardadas.

Em mais de uma centena de palestras com especialistas do Brasil, Espanha, França, Rússia e Estados Unidos, terão destaque imagens SAR orbitais, modelos digitais de elevação, sensores como Aster e Ikonos, sistemas aerotransportados, radar interferométrico, entre outras tecnologias. Haverá ainda a apresentação de cases, como o da Caixa Econômica Federal, que mostrará seu papel como fomentadora de geoinformação. "Mapas de Oportunidades – Geomarketing para Empresas Atacadistas", "Data Warehouse Espacial: Informações Geográficas Integradas à Inteligência do Negócio", e "Geotecnologias na Certificação Ambiental do Agronegócio" são exemplos de títulos de palestras.

Confira a programação completa no site www.geobr.com.br e no Portal MundoGEO- www.mundogeo.com.br

O mundo corporativo já sabe que investir em geoinformação agrega valor ao seu negócio. Mas ainda tem algumas dúvidas: Quais os benefícios reais dos investimentos em geotecnologias para a empresa? Quais os casos reais de sucesso? Como superar os desafios da plena integração e disseminação das informações? Como compartilhar o sistema de informações por toda empresa? Como minimizar os impactos provocados pelos constantes avanços da tecnologia no fator humano? Quais as principais novidades e tendências do setor? As perguntas são muitas, mas as respostas estarão em um só lugar: o GEOBrasil 2004.


Feira de 2003 registrou grande movimento
JM Fotografia – Acervo Alcantara Machado

Fórum GEOInteligência

No dia 4 de maio, a programação do Congresso ExpoGPS contará com o GEOInteligência 2004 – 1º Fórum Latino Americano de Proteção e Gerenciamento Crítico da Infra-estrutura de Serviços Públicos. Pela primeira vez na América Latina, o evento discutirá processos, tecnologia e metodologia de integração dos sistemas de informações georreferenciadas para gerir e manter o ambiente crítico da infra-estrutura, prevenindo e minimizando os efeitos de interferências e situações de risco relacionadas a redes de gás, energia elétrica, telecomunicações, água e esgoto e transportes em geral. O Fórum tem como público-alvo todos os profissionais ligados a planejamento, gestão, operação e manutenção das áreas de infra-estrutura, como energia, telecomunicação, águas e transportes, e ainda profissionais ligados a Defesa Civil, bombeiros e serviços de segurança e emergência em geral. Este fórum está sendo montado pela GITA – Geoespatial International & Technology Association e contará com palestrantes do Japão, EUA e Colômbia, além de representantes das empresas de infra-estrutura brasileiras.

GEO Inteligência 2004
Terça, 4 de maio de 2004 (9h às 18h)

Visão Geral

O quanto vulnerável é a sua infra-estrutura crítica? Avaliação, Prontidão, Detecção, Prevenção, Resposta e Recuperação.
Dave DiSera – EMA e GITA – EUA

O Estado da Gerência e Proteção da Infra-Estrutura Crítica na América Latina: o papel dos dados geo-espaciais na preparação para/e recuperação de desastres naturais.
Santiago Borrero* Pan American Institute for Geography and History (PAIGH) – Colômbia

Esforços Globais de Resposta às Emergências Fechamento e Sessão de Perguntas e Respostas
— Peter Casals International Association of Emergency Managers (IAEM) – EUA
– J.D. Maniscalco One Call Systems International (OCSI) – EUA

Fechamento e Sessão de Perguntas e Respostas
Eduardo Francisco – GITA Brasil & AES Eletropaulo – Brasil

Interoperabilidade & Compartilhamento de Dados: Tecnologia e Futuro

Interoperabilidade É possível: Vamos usá-la!
Mark Reichardt* Open GIS Consortium – EUA
Geovane Magalhães CPqD – Brasil

O Papel da Infra-estrutura de Dados Espaciais (IDE) no Compartilhamento de Dados: foco na América Latina
Santiago Borrero Mutis* Pan American Institute for Geography and History (PAIGH) – Colômbia

COMPARTILHAMENTO DE DADOS: MELHORES PRÁTICAS E ESTUDOS DE CASOS
ROADIC: Solução Nacioanal Japonesa de "Chamada-Única"
Pete Gomez, Xcel Energy – EUA
"Chamada-Única" no Brasil/América Latina
TBA*
Centro de Notificação de Concessionárias de Serviços Públicos do Colorado
J.D. Maniscalco, UNCC – EUA

Fechamento e Sessão de Perguntas e Respostas
Eduardo Francisco GITA Brasil & AES Eletropaulo – Brasil

Da Teoria à Prática

Um Exercício sobre Proteção de Infra-estrutura Crítica Geo-espacial 
Dave DiSera EMA & Eduardo Francisco, Eletropaulo

Painel: Infra-estrutura Crítica de São Paulo
Moderador: Eduardo Francisco, GITA Brasil & AES Eletropaulo
Representantes: Telefonica, AES Eletropaulo, Comgas, Sabesp e Prefeitura de São Paulo.

Painel Interativo sobre Proteção e Gerenciamento de Infra-estrutura Crítica na América Latina: Criando a Agenda
Moderador: Eduardo Francisco – GITA Brasil & AES Eletropaulo
Participantes: IAEM, OCSI, PAIGH, GLC, GITA

* palestrantes a serem confirmados

Saiba mais:
internet: www.geobr.com.br
telefone: 11 6096 5311