Temos todos nós um grande desafio pela frente. O mercado de GEO ainda não é muito organizado. Produtores querem vender e usuários querem comprar geoinformação. Apesar da equação ser lógica, nem sempre o resultado é o esperado. Concorrência predatória e falta de conhecimento do que se quer, muitas vezes, tumultuam o processo. Felizmente este quadro vem mudando. Uma maior participação de redes de informações, trocas de experiências e fóruns de discussão em eventos e on-line com certeza vêm acelerando este processo de amadurecimento do mercado.

A GITA Brasil – Associação de Tecnologia e Informação Geoespacial tem o importante papel de ser o agente formal de reunião desta comunidade no Brasil, facilitando sua integração com o mundo.

Como exemplo concreto, durante o GEOBrasil deste ano, quatro temas serão tratados por influência direta da GITA Brasil, apoiada pela GITA Internacional: o Fórum de GEOInteligência – 1º Fórum Latino-Americano de Proteção e Gerenciamento Crítico da Infra-estrutura de Serviços Públicos e os três debates sobre padronização da infra-estrutura de dados espaciais, software livre e exportação de produtos e serviços do setor.

Todos os formadores deste mercado, ligados às áreas de Agrimensura, Mapeamento, Sensoriamento Remoto, GIS e Serviços de Localização, terão vantagens participando de forma ativa da GITA Brasil.

Pesquisa de mercado de Geoinformação

Quanto fatura, quantos empregos gera e quais as taxas de crescimento do mercado de Geoinformação no Brasil? Quantas empresas de agrimensura existem? 500 ou 5.000? E de consultoria? E de prestação de serviços? Quantos reais a venda de GPS e GIS movimentam na economia? Quantos empregos diretos este mercado gera? 5.000 ou 20.000? Quem mais contrata? Empresas públicas ou privadas? O que o pensa o empresário, do pequeno ao grande, sobre exportação, importação e legislação do setor?

Afinal, qual é o tamanho deste mercado? No segundo semestre deste ano a GITA Brasil realizará um amplo levantamento do mercado de geoinformação. Para isso, está contratando uma empresa de pesquisa especializada em mapear mercados relacionados à tecnologia. O momento agora é de formulação do questionário e de busca por patrocinadores institucionais para viabilizar o levantamento.

Sem dúvida, quando concluída, esta pesquisa será um importante instrumento para mostrar o perfil real deste mercado no Brasil.

Mais informações sobre a GITA Brasil:www.gita.org.br

Emerson Zanon Granemann
Editor