Os softwares apresentados aqui, têm suas aplicações no planejamento das missões de campo para coleta de dados de levantamentos GPS, como também no pós-processamento destes dados.

A escolha dos softwares, aqui analisados, é conseqüência da tabela de equipamentos GPS disponíveis no mercado brasileiro, ou seja, aqui estão representados os softwares que processam dados dos receptores GPS que também foram analisados e apresentados em tabela comparativa.

Mais uma vez observamos que a idéia de reunir estas informações, ora levantadas em uma única tabela, não é julgar ou classificar cada um dos softwares, já que cabe ao futuro usuário buscar qual destes atenderá as suas necessidades, seja em função dos recursos que cada software dispõe, seja através de outros parâmetros, tais como: preço, hardware requerido, instalação, suporte técnico: "in loco" ou remoto, programa de treinamento, programa de atualizações (versões ou correções), etc.

O objetivo desta tabela é condensar informações em um único local, visando subsidiar tecnicamente a escolha de um produto, através de informações básicas sobre os recursos de cada um dos softwares, permitindo assim que seja possível avaliar a relação custo x benefício de cada produto aos interesses do usuário.

A metodologia para a elaboração desta tabela consistiu em selecionar tarefas que contemplassem todas as etapas de um levantamento, basicamente: geração de relatórios, análise de resultados, edição e exportação dos dados processados, ajustamento de observações, modelagem geoidal, escolha de datum e etc. Para tal, fez-se uma busca junto ao material técnico disponível referente a cada um dos softwares e, a partir deste material, as informações coletadas foram repassadas para os respectivos campos da tabela previamente selecionados. Concluído o preenchimento, as tabelas foram enviadas para os respectivos representantes destes softwares para que cada um pudesse verificar o conteúdo, e retornasse com o seu aval. Caso alguma empresa sentisse necessidade de incluir algum novo item, este era inserido e devolvido; quando da inclusão de novos itens estes eram novamente repassados às demais empresas para que estas verificassem se o novo item era também contemplado pelo seu programa.

Vale ressaltar que na grande maioria das vezes o software é conseqüência da escolha dos receptores comprados, principalmente quando se trata da primeira compra de equipamentos por parte do usuário. Para os usuários que já possuem equipamentos e venham adquirir novos receptores de outras marcas, por uma questão de praticidade muitos permanecem utilizando o software referente ao equipamento mais antigo, já que todos os softwares processam dados no formato RINEX.

Com esta tabela, esperamos ter ajudado aos futuros usuários na escolha de seu software, seja através das informações aqui descritas ou ainda por despertar o senso crítico quando da análise desta.


Clique na imagem para ampliar

Caso ainda necessite maiores informações sobre cada um dos produtos aqui apresentados, consta na última linha desta tabela as empresas responsáveis pelos produtos com os seus respectivos endereços e telefones para contato.

Santiago & Cintra IMP. E EXP. LTDA.
(11)5543-3433 – São Paulo / São Paulo
www.santiagoecintra.com.br

Leica Geosystems
Brasil (16) 272.0714 – (11) 3311.6200
(41) 232.6075 – (31) 3273.5253
leicabr@attglobal.net

Alezi Teodolini Equipamentos Topográficos e Comércio Ltda.
(11)38640822 São Paulo / SP
www.hezolinem.com.br

SIGHTGPS
(21)25771002 Vila Isabel – Rio de Janeiro / RJ
www.sightgps.com.br

Teodonível Equipamentos Topográficos Ltda.
(11)38587900Casa Verde – São Paulo / SP
www.teodonivel.com.br

Wanderley Kampa Ribas
Engenheiro cartógrafo da Esteio
Engenharia e Aerolevantamentos
wanderley@esteio.com.br

José Alexandre Ferreira da Silva
Engenheiro cartógrafo da Esteio
Engenharia de Aerolevantamentos
alexandre@esteio.com.br