A revista InfoGEO não poderia deixar passar a oportunidade de interagir mais uma vez com o seu leitor. Com o objetivo de satisfazer a necessidade de informação de cada cliente, foi criada a seção RedeGEO. Além de conferir conteúdos específicos da localidade em que o leitor se encontra, ele também poderá escrever cartas, sugerindo ou criticando, divulgando cursos, eventos e projetos de seu estado ou município. Para enviar as informações utilize o e-mail: emerson@mundogeo.com.br

Rede Sergipe de Geotecnologia

No final de 2003 um grupo de profissionais ligados à área geotecnológica formaram a Rede Sergipe de Geotecnologia (RESGEO). Criada com a finalidade de integrar esforços interinstitucionais, visando a racionalização na execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de Geotecnologias no Estado de Sergipe, a rede possui hoje uma sede bem estruturada, com equipamentos de última geração e pessoal especializado.A RESGEO contava inicialmente com apoio somente da Embrapa Tabuleiros Costeiros e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Sergipe (FAP-SE). Atualmente a colaboração vem de pesquisadores e técnicos de 14 instituições: EMBRAPA, PETROBRAS/SE-AL, IBGE/SE, INCRA/SE, CEFET/SE, CODEVASF, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes, Secretaria de Estado do Planejamento e da Ciência e Tecnologia, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe, Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Xingó e a Prefeitura Municipal de Aracaju).

Como um de seus principais objetivos é prospectar demandas e oferta de cursos e eventos técnico-científicos na área de geotecnologias, a Rede já viabilizou dois cursos de atualização (Cartografia e GPS) visando uma qualificação dos profissionais envolvidos. Segundo Édson Luis Bolfe, pesquisador da Embrapa e Coordenador da Rede, "dessa forma a RESGEO, através de suas atividades, está subsidiando as instituições e órgãos envolvidos na tomada de decisão administrativa no planejamento urbano e regional, no uso e manejo de recursos naturais, no desenvolvimento agropecuário e industrial, na prospecção mineral e no monitoramento ambiental, gerando emprego e renda através da capacitação profissional e novos tipos de serviços de comércio e indústria no estado de Sergipe".

Ainda seguindo este objetivo, a RESGEO está promovendo o II Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Com a finalidade de proporcionar o intercâmbio técnico-científico nas áreas de geoprocessamento e sensoriamento remoto entre as diferentes instituições de pesquisa e ensino da Região Nordeste do Brasil, o evento abordará temas como Planejamento Territorial, Cartografia Digital, Geologia e Prospecção Mineral e abrirá a oportunidade aos profissionais de acadêmicos apresentarem trabalhos na área. A data final do envio destes é 20 de setembro. O Simpósio está marcado para acontecer de 10 a 12 de novembro em Aracaju.

+ Saiba mais: www.cptac.embrapa.br

Outros objetivos da RESGEO

– Articular e propor em parceria interinstitucional projetos de pesquisa e desenvolvimento visando a cooperação técnico-científica das instituições envolvidas;
– Levantar as bases de dados dos projetos desenvolvidos e em desenvolvimento mundogeo.com.br e procure guia das empresas. Lá você vai encontrar várias fontes de consulta e links das mais variadas empresas do segmento.
– Identificar as competências dos órgãos governamentais e não governamentais envolvidos na rede;
– Prospectar demandas e oferta de cursos e eventos técnico-científicos na área de geotecnologias;