O mais novo protótipo desenvolvido pela Embrapa Instrumentação Agropecuária, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e pela Universidade de São Paulo (USP), promete dar o que falar. Uma aeronave foi projetada atenciosamente por pesquisadores para monitorar plantações de
diferentes culturas agrícolas. Mas o que ela tem de mais? Sem tripulação, ela pode ser controlada somente por rádio; não precisando ser vista pelo operador; em um raio de 10 quilômetros a partir de uma estação em terra e é capaz de tirar seis mil fotos por dia a 100 metros do solo.

O equipamento voa em média a 40 quilômetros por hora com um motor de 23 cilindradas a gasolina. As imagens são registradas por uma câmara digital de alta resolução acoplada à aeronave. Ela promete identificar diferentes variáveis na agricultura como, por exemplo, falhas no plantio, deficiência de nutrientes e infestação por pragas. Isso tudo com a ajuda de um sistema de GPS (Sistema de Posicionamento Global). Segundo o pesquisador responsável pelo projeto, Onofre Trindade Júnior, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, "são gerados uma série de mapas a partir dos dados coletados, para que o produtor possa atuar em áreas específicas, aplicando medidas corretivas e de prevenção". A novidade ainda não para por aí. Os especialistas querem que o equipamento consiga funcionar sem a ajuda do operador.

O sistema já está disponível no mercado, a um custo de aproximadamente R$ 100 mil.