Atenção topógrafos, engenheiros agrimensores e cartógrafos, geomensores e demais profissionais que estão devidamente habilitados para realizar levantamentos topográficos, geodésicos e cadastrais.

Chegou a hora de finalmente vocês se integrarem aos demais profissionais de GIS, Imagens de Satelite e Cartografia, como os demais engenheiros, geógrafos, analistas de sistemas, ecologistas, urbanistas, administradores e tantos outros.

Através da nova revista InfoGPS atualizamos seus conhecimentos e anteciparmos novas tendências. Mas, sem duvida nenhuma, participar de um grande evento do setor e uma forma rápida e eficaz de complementar este processo de modernização profissional e conhecer todas as novidades da área.

Com certeza vale a pena largar alguns dias o campo e participar do 2o ExpoGPS/Galileo, evento que acontece junto com a sexta edição do GEOBrasil. Na feira você pode ver os lançamentos de todas as principais marcas de GPS, Estações Totais e Softwares da sua área, alem de conhecer as características das novas formas de mapeamento orbital e aéreo que podem agregar valor aos seus serviços.

Já passou o tempo em que os profissionais de campo eram tratados como pessoas rudes e avessas às novas tecnologias. Temos a certeza de que já nasceu uma nova ordem no meio. Certamente existem centenas ou ate milhares de profissionais que atuam hoje nesta área, espalhados pelo Brasil, principalmente impulsionados pela nova Lei do Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Mais do que simples profissionais de medição, deve haver um novo entendimento que os transformem em peritos plenamente capacitados a executar trabalhos reconhecidos pelos cartórios e pelo INCRA.

O profissional que ficar escondido em sua região, conhecendo apenas um fornecedor de equipamentos e tecnologia, pode ficar a sua mercê. Sair, viajar, faz muito bem para o espírito, alem de coloca-lo em contato com outras soluções e outros profissionais que muitas vezes ja passaram pelas mesmas inquietudes que hoje lhes afligem.

Onde e como investir, dezenas de modelos e centenas de características técnicas de GPS? Sem falar na variação dos valores e nas promessas de precisão dos vendedores. Não é fácil decidir. Não ha outro caminho senão pesquisar, comparar e trocar experiências com outros profissionais.
Tire uns dias de "ferias" e venha conhecer de perto as novidades do setor. Participe do Expo-GPS/Galileo em São Paulo de 31 de maio a 2 de junho.

Emerson Zanon Granemann
Engenheiro Cartografo
Editor
emerson@mundogeo.com.br