A Leica Geosystems acaba de lançar a primeira Estação total com GPS RTK (Sistema de Posicionamento Global em tempo real) integrado do mundo: a SmartStation.

Segundo Danilo Sidnei dos Santos, Gerente de Produtos da Manfra – empresa do setor de venda, locação e assistência técnica de instrumentos para Topografia e Geodésia – o equipamento proporciona aos usuários diversos benefícios. "Este novo e revolucionário sistema topográfico permite o cálculo da posição com uma precisão centimétrica (10mm+1ppm) a uma distância de até 50 km da estação de referência, independente de pontos de apoio de poligonais ou trilaterações. Ela pode ser utilizada como estação total integrada ao receptor GPS RTK ou como dois equipamentos independentes".

Santos ainda ressalta as funcionalidades deste novo equipamento. "Com o software instalado na estação total, todas as operações da estação total e do GPS são controladas pelo teclado da estação total. Todos os dados são registrados na mesma base de dados e no mesmo cartão CompactFlash e todas as medições, estados e outras informações são apresentadas no visor da estação total". Outra grande vantagem é que a bateria interna também alimenta o receptor de GPS SmartAntenna e o dispositivo de comunicação RTK. Tudo está integrado em uma unidade compacta, sem cabos ou bateria externa.