O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é a instituição que mais distribui imagens de satélites no mundo. A liderança se deve à Política de Distribuição de Imagens CBERS – Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres – de forma gratuita para usuários brasileiros, posta em prática em junho de 2004 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

De junho de 2004 a fevereiro de 2005, foram distribuídas mais de 57 mil imagens, sendo a maioria delas geradas pela câmera CCD (82,48%), que fornece imagens de uma faixa de 113 km de largura, com uma resolução de 20 m. O satélite americano Landsat, por exemplo, distribui cerca de 12 mil imagens/ano, enquanto que o satélite francês Spot-5 distribui aproximadamente 20 mil imagens anualmente.

Os índices demonstram que os estados que apresentam demanda mais forte de imagens são justamente aqueles em que a atividade agrícola é a mais desenvolvida e intensiva do país. Das 4.871 instituições que solicitaram imagens do CBERS-2, 2.127 estão na região sudeste do Brasil, seguidas do centro-oeste (893), sul (817), nordeste (520) e norte (514). A maioria dessas instituições pertence à iniciativa privada (65%). Os órgãos governamentais representam 20% dos usuários e as instituições de ensino e pesquisa, 14%.

Segundo a comunicação do INPE, o impacto da Política de Distribuição de Imagens CBERS tem sido muito maior nas regiões onde o uso e a ocupação da terra são os mais intensos e dinâmicos, demandando muitos serviços de topografia e cartografia.

Informações na internet: www.inpe.br