Possibilidades de ampliar a utilização dos dados espaciais de usuários do produto final aos que tra-balham com desenvolvimento de soluções customizadas. Este é o benefício re sultante da nova iniciativa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O órgão acaba de disponibilizar em larga escala, com licença livre e código aberto, o Aplicativo Geográfico TerraView 3.0 Plus, que permite a fácil visualização e análise de informações georreferenciadas.

O TerraView está disponível em versões para os sistemas operacionais MS/Windows e Linux, apresentando as mesmas características, interfaces e funcionalidades em ambas as plataformas. A permissão para sua redistribuição e/ou modificações encontrase sob os termos da Licença Pública Geral do GNU (GPL), como publicada pela Free Software Foundation. Atualmente, a licença para softwares semelhantes ao TerraView custa em torno de US$ 1.500.


Investimentos trarão melhorias nos sistemas de controle e navegação.

Construído sobre a biblioteca de geoprocessamento TerraLib, o TerraView manipula dados vetoriais (pontos, linhas e polígonos) e matriciais (grades e imagens), ambos armazenados em SGBD relacionais ou georrelacionais de mercado, incluindo Access, PostGress, MySQL e Oracle.

Informações na internet: www.dpi.inpe.br/terraview