A Agência Espacial Brasileira (AEB) está elaborando um plano gerencial que pretende abordar os desafios do programa espacial e formas de superá-los. A ação vai ao encontro do Decreto Presidencial 5233/04, voltado a órgãos responsáveis por programas do Plano Plurianual (PPA).

O objetivo do plano é contribuir para a otimização dos recursos e tomadas de decisões a partir da avaliação da área, no caso a espacial, sob a responsabilidade da AEB. "A existência do plano permitirá acompanhar, avaliar e revisar o programa espacial, a fim de assegurar que os objetivos sejam atingidos segundo os princípios de eficiência e eficácia", explica o coordenador da Diretoria de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da AEB, Yu Chi Au.

Uma versão do documento já foi debatida e validada por especialistas do Ministério do Planejamento e agora cada coordenador de ação se concentra nas revisões de sua área para que a versão final seja submetida ao Comitê Gestor de Coordenação de Programas do MCT ainda no mês de maio.

O coordenador da AEB acredita que a diretriz adotada pelo governo federal permitirá ao Sistema Nacional de Desenvolvimento de Atividades Espaciais (SINDAE) implantar um modelo de gestão que fortalecerá a coordenação de suas atividades.

Informações na internet: www.aeb.gov.br