A idéia de veículos aéreos não tripulados (VANTs) vem do tempo dos grandes pioneiros da aviação. O projeto do primeiro modelo da história é atribuído ao norte-americano Elmer Ambrose Sperry, considerado o inventor do piloto automático. Em novembro de 1917, ele lançou um aerobote por uma catapulta, que estabilizado por um sistema giroscópico, sobrevoou o mar por cerca de um quilômetro. Desde os experimentos de Sperry, entretanto, a idéia da utilização desse tipo de veículo aéreo amargou à espera de amadurecimento tecnológico.

A nova geração desses veículos está sendo desenvolvida desde a década de 80, impulsionada especialmente pela demanda das forças armadas americanas e israelenses. Em 2002 e 2003 as pesquisas ganharam mais força por conta das operações militares no Afeganistão e no Iraque, onde VANTs foram utilizados para monitorar estradas, detectar possíveis alvos e até atingir as forças inimigas.

Hoje, os esforços para ampliar essa tecnologia em diversos países também para o cenário civil estão crescendo, principalmente devido ao sucesso dos VANTs nos campos de batalha. O Brasil faz parte desse cenário. Estudos estão em fase avançada, pesquisadores e cientistas trabalham em projetos e até já foi promovido um seminário internacional de VANT, em junho, em São José dos Campos.

A FITec Inovações Tecnológicas trabalha no desenvolvimento dessa tecnologia desde 2003 e lançou o primeiro modelo do Fituav durante o seminário no interior paulista.

O FITuav é destinado à inspeção visual de baixa complexidade, como por exemplo de linhas de transmissão de energia elétrica, de reservas florestais, de reservatórios e gasodutos e hoje são usados como “test bed” para estudo ou desenvolvimento e testes de equipamentos de controle de vôo e de aplicações. Os resultados das primeiras aplicações são mosaicos semicontrolados com apoio de um GPS embarcado.

"Um dos objetivos do projeto é viabilizar a utilização de câmeras não-métricas e de fotografias digitais de pequeno formato", explica o diretor de desenvolvimento de negócios da FITec, Aderbal Borges. "Estamos também desenvolvendo novas técnicas e aprimorando tecnologias para atender às aplicações mais sofisticadas com VANTs em agricultura de precisão, levantamento topográfico entre outras áreas", completa. O Centro Técnico Aeroespacial (CTA), contudo, foi o pioneiro no Brasil a desenvolver projetos de veículos aéreos não tripulados com o avião Acauã, que foi usado como alvo em treinamentos militares na década de 80.

Mais informações: www.fitec.org.br