Soluções econômicas otimizam a rede de distribuição de serviços públicos e empresas de TV a cabo

As empresas de serviços públicos e de TV a cabo são usuárias naturais de sistemas de informação geográficas, tendo em conta a dispersão geográfica de seus clientes e das suas redes. Entretanto, embora seja importante para essas empresas conhecer a localização geográfica dos elementos da rede, fica cada vez mais claro que o GIS tradicional não consegue realizar uma melhor gestão do negócio. Seja pelas exigências dos órgãos reguladores, pela necessidade de contar com informação que possa ser auditada ou pela própria procura da excelência operacional para melhorar a gestão, as empresas precisam cada vez mais conhecer com a maior precisão possível o estado da rede e a relação com os processos do negócio que as afetam ao longo do tempo.

A rede de distribuição é o ativo central destes negócios, através da qual se consegue chegar aos clientes com os serviços relevantes. A operação e manutenção desta rede representam a maior parte dos custos do negócio. Para conseguir uma melhor gestão do mesmo é importante contar com um sistema de informação sobre a base de um modelo da rede de alta qualidade. Um sistema de informação para este propósito necessariamente deve permitir gerenciar três aspectos: a conectividade da rede, a distribuição espacial (geográfica) e a evolução da rede no tempo. Enquanto os sistemas GIS tradicionais têm força na administração da informação geográfica, eles ainda não estão preparados para a administração dos outros aspectos. Para resolver essa deficiência dos sistemas GIS tradicionais, a 4DataLink desenvolveu uma tecnologia que permite não só a administração da informação geográfica, mas também simultaneamente gerenciar os aspectos de conectividade e temporalidade das redes.

Em particular, a administração temporal tem uma importância notável na qualidade da informação sobre as redes de distribuição de serviços públicos. A relevância da dimensão temporal se deve principalmente a dois aspectos. Por um lado, as redes são dinâmicas, que dizer, mudam ao passo do tempo, enquanto por outro lado os processos de negócio vinculados às redes geram informação em diferentes intervalos de tempo e com diferentes freqüências. Neste sentido, é de grande valia contar com um sistema que assegure que a informação que afeta o modelo da rede chegue em tempo real e com alta qualidade. Considerando o custo de um levantamento de dados de uma rede geograficamente dispersa, isto se torna particularmente importante, já que um modelo desse tipo garante que o dinheiro investido não se dilua com o passar do tempo.

Para ilustrar o dinamismo das redes, tomemos como exemplo a indústria de distribuição de energia elétrica. Segundo um estudo realizado sobre a base de clientes da 4DataLink, vimos que, entre entradas, saídas e manobras dos elementos da rede, uma rede de distribuição elétrica sofre cerca de 160 mudanças por dia, numa área de cobertura de 100 mil clientes. Quer dizer, uma empresa que cobre uma base de 1 milhão de clientes deve registrar ao redor de 1,6 mil “transações” por dia se quer manter o seu modelo de rede atualizado. No caso de não registrar tais mudanças, um modelo que inicialmente reflete a realidade da rede (por exemplo, através de um cadastramento na rua) num ano pode chegar a ter 20% de erros na informação que administra.

Neste contexto, uma empresa que quer se assegurar que todas as mudanças na rede são capturadas, num sistema GIS tradicional somente pode contar com a versão correta da sua rede ao momento da última mudança registrada, perdendo todo o histórico dessas mudanças. Contar com a história das mudanças na rede é cada vez mais necessário não só pelo fator da auditabilidade, mas também para gerar corretamente certa informação de gestão, como o cálculo de indicadores de interrupções, qualidade de serviço, utilização dos ativos e outros que analisam uma variável dada ao largo do tempo. Contar a história das mudanças é um problema particularmente importante na indústria da distribuição de energia elétrica, considerando que as redes nessa indústria contam com elementos manobráveis, como os switches, desenhados para mudar de estado segundo as necessidades da operação. Mesmo sendo útil saber qual é o estado atual de um switch, tem muito mais valor saber quanto tempo ele esteve funcionando fora do estado que otimiza a utilização da rede – o chamado "estado normal" ou "de desenho".

O segundo aspecto onde a dimensão temporal é necessária para assegurar a qualidade da informação tem a ver com a integração da informação do modelo da rede com a informação gerada em outras áreas do negócio. É a partir do conhecimento da associação do cliente com a rede e do conhecimento dos recursos utilizados em cada segmento da rede que se pode gerenciar a produtividade das instalações. Porém, a informação sobre clientes e recursos utilizados é gerada segundo a freqüência requerida pelas áreas que administram os sistemas de informação para tal efeito (faturamento, CRM, ERP, etc.). Percebemos então que enquanto o sistema de faturamento gera informação sobre consumos dos clientes segundo o ciclo de faturamento, de forma bimestral, por exemplo, o sistema de contabilidade gera informação de custos mensalmente, e a área de manutenção pode fazê-lo de forma semanal.

Ao tentar integrar a informação com o modelo da rede, um sistema GIS tradicional só consegue uma associação aproximada entre eventos que ocorreram em diferentes momentos do passado e a rede em seu estado atual. Neste cenário, é possível encontrar graves inconsistências de informação devido ao pobre manejo da dimensão temporal. Por exemplo, pode se chegar a encontrar custos aplicados a elementos não existentes na rede, seja porque foram dados baixa ou não foram dados alta no modelo da rede, quando possivelmente esse cliente foi alimentado por diferentes seções de acordo com a operação da rede no período do faturamento.

A solução desenvolvida pela 4DataLink para abordar os aspectos temporais das redes é engenhosa e simples. Os sistemas da 4DataLink modelam os elementos da rede como objetos que têm um lugar no espaço, podemos dizer uma coordenada (x,y) que existam num intervalo de tempo contínuo (ti,tf). Quer dizer, para um modelo de rede da 4DataLink, os elementos de rede são objetos que ocupam um lugar geográfico durante um período de tempo (veja o gráfico 1). Sobre a base deste esquema para modelar os elementos em rede, os sistemas da 4DataLink são capazes de reconstruir o estado da rede em qualquer ponto do tempo, indicando tanto os aspectos de conectividade como a informação geográfica correspondente. Adicionalmente, um esquema ativo de regras de consistência permite assegurar que todos os eventos que afetam direta ou indiretamente a rede sejam refletidos no momento apropriado (ver gráfico 2). Seja através de validações na linha ao atualizar a rede ou pelo meio de processos de verificação de consistência, a solução de 4DataLink permite antecipar possíveis contradições e identificar as fontes de inconsistência. Desta forma, a qualidade da informação sobre o estado e o comportamento da rede fica garantida, constituindo uma boa base para a tomada de decisões. A partir desta habilidade para reconstruir a rede no tempo e assegurar sua consistência, diferentes módulos aplicativos previstos pela empresa permitem resolver todos os aspectos de qualidade de informação anteriormente mencionados.


Modelamento da variável temporal dos elementos da rede


Alinhamento de eventos de negócio com elementos da rede ao longo do tempo

Em resumo, a correta gestão da dimensão temporal é uma função crítica para assegurar a qualidade de informação cada vez mais necessária para a gestão de empresas com redes distribuídas em geografias amplas. Considerando que os sistemas GIS tradicionais não respondem adequadamente a esta necessidade, novas tecnologias que contemplem a gestão do tempo em forma intrínseca serão cada vez mais necessárias. Antecipando essa oportunidade, a 4DataLink está desenvolvendo uma tecnologia apropriada para isso. Atualmente, mais de 40 clientes estão aproveitando as vantagens dessa nova plataforma para a gestão de empresas de serviços públicos e de televisão a cabo.

Engenheiro Gustavo Loforte
4DataLink
gustavo.loforte@4datalink.com

Tradução:
Rodrigo Ruibal
www.rctradutores.com.br