O Ministério do Meio Ambiente vai disponibilizar como um software público a ferramenta I3GEO, uma interface integrada para internet de ferramentas de geoprocessamento. A solução foi desenvolvida pelo Ministério com o ojetivo de integrar dados geográficos da área ambiental, como parte do Sistema Nacional de Meio Ambiente-(Sinima).

O aplicativo adota os padrões de interoperabilidade do governo federal (E-Ping), possibilita o acesso e análise de dados geográficos, incorpora funcionalidades que facilitam o acesso remoto de dados, permitindo o estabelecimento de redes corporativas. Desenvolvido com base em ferramentas livres já existentes, como o MapServer, o aplicativo pode ser usado a partir de qualquer navegador e será disponibilizado com a licença pública geral (GPL).

A solução se encontra em operação no Ministério e já chega com diversos usuários e parceiros, dentre eles o Grupo de Segurança Institucional do Planalto, os Ministérios da Educação e da Saúde e órgãos dos estados da Bahia, do Rio Grande do Norte e da Amazônia.

Já lançado como software livre em junho de 2006, o I3GEO será lançado como software público no dia 05 de setembro, durante a reunião do Comitê Técnico para Implantação do Software Livre. Após o lançamento a solução poderá ser acessada por qualquer órgão do setor público e demais setores da sociedade.