A reboque de uma discussão que aconteceu na lista Abec-SP, sobre a diferença entre os termos “engenheiro cartógrafo” ou “engenheiro cartográfico”, uma outra dúvida apareceu: geoinformação se refere à manipulação de dados espaciais em um sistema computacional, ou então é qualquer notícia ou informação sobre a área de geoprocessamento?

Na Wikipedia, o termo é definido como “abreviatura de informação geográfica. A informação geográfica ou espacial é criada geralmente pela manipulação de dados geográficos num sistema computadorizado, designado sistema de informação geográfica”.

No Google existem aproximadamente 1,5 milhão de resultados para “geoinformation”, sendo que os primeiros são em alemão. Já para o termo “geoinformação”, existem em torno de 125 mil resultados, e para “geoinformacion” mais 25 mil.

AUGIbr

O Grupo Internacional de Usuários Autodesk (AUGI) tem agora um informativo com notícias em português. Em outubro, os assuntos foram o compartilhamento de trabalho no Revit, gerenciamento CAD, AutoCAD Architecture, Inventor 2008, dicas técnicas sobre DWF e estilos de Label no AutoCAD Civil 3D.

Para conhecer o AUGIbr, acesse http://augibr.augi.com.

AntholoGIS

Como não conseguiu ficar muito tempo longe da blogosfera, Eduardo Patto Kanegae voltou à ativa com o blog AntholoGIS, que será escrito totalmente em inglês. Aguardem para breve uma versão do “Guia do software livre para o geoprocessador desesperado” em inglês.

Para conhecer o novo blog de Eduardo Patto Kanegae, acesse http://anthologis.com.

Geoprocessamento Ponto Net

Acabou de ser lançado o site Geo.Net, com seções de notícias, fórum de discussões, seções de eventos, downloads e enquetes. Uma novidade é a campanha para divulgação e adoção de geotecnologias livres, que tem como tema “Não seja pirata! Seja livre!”. O site tem uma seção para download de softwares de código aberto e também um espaço Geo-livre no fórum.

Para conhecer o Geo.Net, acesse www.geoprocessamento.net.

Pintando a Violência

O blog Pintando a Violência é uma ação que pretende fazer com que as pessoas não se esqueçam tão facilmente de quem morreu de forma violenta. O objetivo dos idealizadores é pintar com uma cor bem chamativa todos os lugares onde alguém foi vítima da violência em Curitiba e Região Metropolitana. Os locais estão sendo mapeados com a ferramenta Google Maps.

Acesse http://marcadaviolencia.blogspot.com e conheça essa iniciativa.

Pintando a Violência