HimalaiaUm dos mais completos mapas da Terra acaba de ser lançado, fruto de uma ação conjunta da Agência Espacial Norte-americana (Nasa) com o Ministério da Economia, Indústria e Comércio do Japão.

Disponível para download gratuito na internet, o Modelo Digital de Elevação Global (GDEM) foi criado a partir do processamento e correlação estéreo de 1,3 milhão de imagens óticas individuais, e cobre 99% da superfície do planeta, entre as latitudes 83 graus norte e 83 graus sul.

As imagens que deram origem ao mapa foram obtidas pelo Radiômetro de Reflexão e Emissão Termal (Aster), um sensor japonês a bordo do satélite Terra. O Aster mapeou a topografia terrestre com resolução espacial de 30 metros.

Até então, o mais completo mapa do planeta disponível, também feito pela Nasa, cobria 80% da superfície da Terra. O objetivo da Nasa agora é reunir os dados dos dois mapas para obter uma cartografia global ainda mais completa.

Na versão colorida abaixo, as depressões aparecem em púrpura, as médias elevações em verde e amarelo, e os picos em laranja, vermelho e branco.

GDEM

+Informações
www.gdem.aster.ersdac.or.jp