Nos próximos anos, novos sistemas de posicionamento global por satélite (GNSS) atingirão estado operacional: o europeu Galileo e o chinês Compass. Além disso, os dois já existentes (GPS e Glonass) serão modernizados e transmitirão novos sinais, trazendo benefícios significativos para o usuário. Possuir um receptor GNSS “à prova de futuro” assegura máxima produtividade e confiabilidade, hoje e amanhã. Com o novo GPS1200+ da Leica, os usuários podem ter certeza que estarão prontos para seguir à frente de sua concorrência.

Leica

O conceito único à prova de futuro da Leica Geosystems assegura que todos os receptores GPS1200 já existentes possam ser atualizados para a tecnologia mais recente. Além disso,  existe a possibilidade de atualização sem precedentes, permitindo aos usuários adicionar novas características – agora e no futuro – baseadas em suas necessidades de negócios.

Para a maioria dos equipamentos GNSS há apenas uma opção de atualização para uma nova tecnologia, e isso significa adquirir um novo equipamento. A Leica Geosystems é o único fabricante que oferece um sistema que não obriga o usuário a comprar um novo receptor para ter o benefício dos novos sinais de satélite.

O conceito à prova de futuro foi notabilizado pela primeira vez em maio de 2006, quando os primeiros receptores GPS1200 puderam ser atualizados para rastrear os sinais L2C e Glonass. Agora, a Leica prova o desenvolvimento do conceito pela segunda vez pelo lançamento da atualização para os sinais GPS L5, Galileo e Compass. Esta atualização está disponível para os receptores GPS1200 GG e também para os receptores apenas GPS lançados em 2004.

O recém-lançado receptor Leica GPS1200+ suporta o novo sinal GPS L5, Glonass L1 e L2, e estará habilitado para rastrear satélites Galileo e Compass quando disponíveis.

GPS L5 é a terceira frequência que permite aquisição de sinais mais rápida e melhora no desempenho do receptor com relação ao multicaminhamento – resultando em maior alcance RTK e resolução mais rápida da ambiguidade. O sistema Galileo irá adicionar 30 satélites às constelações atuais, fornecendo benefícios adicionais. Com uma média de 20 satélites visíveis, a rapidez e precisão do posicionamento por satélites será ainda melhorada.

Foi acompanhando de perto todo este desenvolvimento tecnológico que a Leica, sempre pensando em oferecer o máximo benefício para os clientes, decidiu que agora é a hora exata para oferecer um receptor capaz de rastrear sinais GPS L5, Galileo e Compass.

Benefícios para o usuário são sensíveis. O lançamento de dois novos sistemas, além dos tradicionais GPS e Glonass, tem o potencial de dobrar o número de satélites observados, resultando uma melhor disposição geométrica para o cálculo da posição. Embora em um ambiente de céu aberto a adição de novos satélites não deva melhorar significativamente a precisão da posição, eles podem ser vitais em ambientes com alta obstrução como em áreas urbanas. A utilização dos satélites de três dos quatro sistemas pode resultar em solução de ambiguidade fixa em locais onde isso não seria possível somente com os sinais GPS e Glonass. Além disso, a disponibilidade dos sinais em três frequências possibilita novas combinações lineares, que reduzem significativamente o tempo de inicialização. Também será possível solucionar a ambiguidade de forma quase instantânea.

Para um usuário, investir em um equipamento GNSS na hora certa é muito importante. É igualmente importante para um fabricante decidir quando desenvolver novas tecnologias e trazê-las para o mercado. Parte da filosofia “à prova de futuro” é fazer novos desenvolvimentos quando eles são tecnicamente justificáveis e trazem real benefício para o usuário.

Entre em contato e conheça mais sobre a tecnologia flexível e abrangente que a WILD oferece.

Gustavo Cruz da Silva
Engenheiro Cartógrafo
Coordenador Técnico – Wild Comercial
gustavo@wildcomercial.com.br

Fernando César Dias Ribeiro
Engenheiro Civil
Gerente de Produtos – Wild Comercial
fribeiro@wildcomercial.com.br