Várias características e circunstâncias podem influir nos custos para a elaboração dos serviços de agrimensura e cartografia e, portanto, diversos são os impactos no orçamento dos mesmos. Um serviço executado sem a devida apropriação de custos, dificilmente poderá atingir os objetivos e proporcionar o lucro justo ao executante. Um profissional responsável e idôneo se verá obrigado a avaliar bem as necessidades de seu cliente e as suas antes de formular uma proposta.

A composição de custos nos serviços de agrimensura requer que se avalie desde o capital empregado (bens e recursos humanos) até os impactos que o ambiente pode provocar na execução e controle da qualidade dos serviços.

Esses serviços, em geral, podem ser divididos em duas partes: os serviços de campo e os serviços de gabinete. A primeira é relativa à coleta de dados, sejam medições ou pesquisas sobre outros tipos de informação; a segunda é relativa ao processamento, tratamento, disposição e gestão das informações coletadas e sistematizadas nas duas fases.

Informações fidedignas dependem de observações próximas da realidade. Por outro lado, de nada adianta a excelente coleta de dados sem as verificações, comprovações e um meio eficiente de comunicação com o usuário, que lhe possibilite avaliar todo o processo de produção e depreender o seu significado.

Para cada fase há distintos conhecimentos e equipamentos. Ambas requerem do profissional: conhecimento científico, disciplina, persistência, resistência física e habilidade no relacionamento com pessoas de diferentes níveis culturais e sociais, que deverão auxiliá-lo ou fornecer informações confiáveis, colaborando para atingir os objetivos.

Cada caso deve ser estudado a priori, verificando, minimamente, cada item necessário e estimando o tempo e os recursos para conduzir todo o processo com segurança e eficiência dentro das normas, leis e necessidades do cliente. A falta destes cuidados contribui de forma predominante para o insucesso do trabalho, tanto técnico quanto financeiro. A necessidade de esclarecimentos, comprovações e defesa do trabalho realizado deve ser uma preocupação constante do profissional. A disposição dos dados produzidos deve estar acompanhada de um relatório técnico.

Lembre-se sempre que:

Você precisa saber o que seu cliente realmente necessita. Primeiramente devem ser caracterizados quais os objetivos que seu cliente tem e depois as características que irão influir no levantamento;

Ele não está comprando um produto manufaturado, pronto, à disposição na prateleira, mas um serviço na medida das necessidades dele. Em geral ele nem sabe quais são, em sua completude, bem como o que é que deve solicitar a você. Você deve ajudá-lo;

Ele o procura para que você proporcione soluções;

Sua função é proporcionar uma solução adequada, através do melhor de seu conhecimento e seus serviços;

Não seja ingênuo ou negligente, pois, são os profissionais, com o conhecimento adquirido, que elaboram os serviços e não os equipamentos. Por melhor que seja a tecnologia, sempre existe a possibilidade de falhas: do equipamento, do ambiente ou do ser humano. As possibilidades são maiores do que podemos normalmente imaginar;

A responsabilidade sobre todo o processo é praticamente só do responsável técnico, e os erros cometidos por culpa deste poderão custar muito mais do que o lucro obtido nos serviços; e

Seja ético e responsável para com a sociedade, seus clientes e colegas. Zele pela imagem de sua profissão.

O profissional deve ter consciência sobre o custo do seu capital empregado na prestação de serviços. São bens que têm um custo de propriedade, manutenção, atualização e reposição. A tecnologia avança, os equipamentos envelhecem, se deterioram e ficam obsoletos rapidamente.

Também o conhecimento requer constantes atualizações devido ao avanço científico e tecnológico; enfrentamos tempos de constantes mudanças.

Régis BuenoRégis Bueno
Engenheiro agrimensor, doutor em engenheria pela Epusp
Diretor da Geovector Engenharia Geomática
Atuando na área de posicionamento por satélites desde 1989
regisbueno@uol.com.br