Um anúncio feito no dia 2 de fevereiro com a presença do ex-vice-presidente estadunidense Al Gore, e divulgado como a “grande notícia” do ano na GeoWeb, marcou o lançamento da versão 5.0 do Google Earth, com dados mais realísticos sobre o fundo dos oceanos.

A nova versão do Google Earth, além dos dados em 3D dos oceanos, tem informações que permitem aos usuários navegar sob a água, visualizar o solo marinho em 3D e fazer buscas sobre conteúdo.

Além disso, o Google Earth 5.0 introduz o planeta Marte em 3D, uma ferramenta que permite visualizar séries históricas sobre um mesmo local, um modo de criação e compartilhamento de narrativas, além do suporte a dados de GPS na versão grátis.

Oceano em 3D

Os dados sobre o oceano no Google Earth combinam informações sobre o terreno marinho com conteúdo produzido por especialistas no assunto. Uma aproximação nas imagens, além do nível da água, mostra dados submarinhos em três dimensões com mais de 20 níveis de informação, obtidos através de parceiros como National Geographic e Instituto Jacques Cousteau.

Oceano 3D

Séries históricas

Nas versões anteriores do Google Earth era possível visualizar apenas um conjunto de imagens de uma região. Agora, os usuários podem ativar uma barra de tempo e ver tanto as imagens recentes como antigas.

Tour virtual

A ferramenta Touring é um modo simples de criar trilhas e rotas narradas, com imagens e conteúdo baseados no Google Earth. Através do botão “Record” é possível viajar de um local a outro, fazer aproximações e clicar em janelas de conteúdo, e simultaneamente fazer uma narrativa sobre o itinerário. Depois, é só compartilhar o link com a narrativa.

Marte 3D

O Google Mars 3D permite uma viagem virtual ao planeta vermelho, com imagens em alta resolução e terreno tridimensional. Uma dica é voar até o monte Olimpus, a montanha mais alta do sistema solar.

Marte 3D

GPs

Antes disponível somente nas versões Plus e Pro do Google Earth, agora o rastreio de receptores GPS encontra-se também na versão grátis. Usuários podem carregar trilhas de receptores e navegadores, e visualizá-las diretamente no Google Earth.

Latitude

Um fato que acabou ofuscado pelo Google Earth 5.0 foi o lançamento do Google Latitude, uma rede social onde é possível visualizar a posição dos amigos e compartilhar dados com outras pessoas.

O Latitude é uma nova ferramenta do Google Maps voltada para dispositivos móveis, mas que também pode ser usada em notebooks e desktops. Após cadastrar-se no serviço, o usuário pode ver a posição aproximada dos amigos e parentes com quem decidiu compartilhar informações.

Além de ver os seus contatos diretamente na tela do celular ou do computador, também é possível comunicar-se através de mensagens SMS, Google Talk, Gmail ou através da atualização da sua mensagem de status.

Caso não tenha um smartphone, basta acessar www.google.com/latitude do próprio computador, instalar o aplicativo Latitude iGoogle e compartilhar sua localização. Caso o Google Gears esteja instalado (disponível no Google Chrome), a localização é obtida automaticamente.