Como procurar um imóvel sem sair de casa? Selecionar e filtrar tudo o que você deseja? Como saber o que há ao redor desse imóvel, achando a melhor opção na procura de sua moradia? Nos Estados Unidos, algo inovador vem se destacando e revolucionando o mercado imobiliário, e essa tecnologia já chegou ao Brasil.

Trulia e Zillow

Trulia (www.trulia.com) e Zillow (www.zillow.com) são os mais novos grandes “corretores de imóveis” para quem está à procura de um imóvel. O Trulia – Real Estate Search, como é conhecido, criou um dinamismo que ajuda você a encontrar casas à venda, informações sobre o imóvel, locais ao redor e ainda ajuda você a tomar as melhores decisões no processo de escolha e compra do imóvel na localização desejada.

Zillow

O grande sentido do Trulia é mostrar as tendências do mercado, conforme a sua preferência geográfica em países, cidades, bairros e vizinhanças. Uma das características que o site faz questão de destacar é a de que esse novo conceito não irá extinguir os corretores imobiliários.

Os profissionais do ramo imobiliário possuem uma área especial, em que podem ser feitas listagens, pesquisas de dados e promoção de serviços. Além disso, o Trulia lançou uma ferramenta de busca no iPhone. Será que as empresas nacionais já estão se preparando para lançar a sua?

O Zillow.com faz parte do mesmo ramo, conectando os consumidores com as melhores informações do mercado. Aqui no Brasil, esse modelo de pesquisa já está avançado, e todo o mecanismo não deixa a desejar. Temos o site da Lopes (http://mapview.lopes.com.br), Tecnisa (www.tecnisa.com.br) e Zap (www.zap.com.br).

No site da Lopes há um diferencial que chama a atenção. O mapa é grande e escuro, com tom de elegância. O uso de cores escuras trouxe mais evidência para os lançamentos da empresa, mostrando uma visão geral da sua localização na cidade. Os empreendimentos estão localizados sobre o mapa, com fotos em cima de cada região que, ao serem clicadas, disponibilizam as informações a respeito do imóvel. Assim, o usuário tem a visão completa de cada empreendimento e onde estão localizados. A ordenação dos lançamentos pode ser realizada através de quatro maneiras: maior área útil, menor área útil, maior preço, menor preço e, com um slideshow, você pode clicar num “play” e os lançamentos em destaque começam a se mover sobre o mapa. Há também uma linha com a metragem e preço de cada imóvel que ajuda na pesquisa. Vale a pena conferir http://mapview.lopes.com.br.

Já na Tecnisa, a pesquisa é feita no lado superior, onde se pode analisar em que estágio a obra está, além dos tópicos básicos de cidade, bairro, tipo de imóvel e o preço. Para quem deseja se aprofundar mais, há a opção da busca avançada, um recurso para identificar rapidamente todos os produtos da Tecnisa. Uma maneira inovadora de gerar conhecimento às pessoas que procuram onde morar, com fotos do bairro, informações relevantes e um mapa para você saber o que há na localização de seu interesse como escolas, hospitais, padarias, farmácias, além de contar com a ferramenta de envio de SMS para o seu celular com os dados do imóvel.

Outro site que faz parte dessa novidade é o Zap. Seguindo a mesma linha de informações versus usuários, o site oferece uma ampla e contextualizada pesquisa com a localização, contando com a facilidade para quem não sabe por onde começar. A visualização dos imóveis no mapa torna a pesquisa dinâmica, pois além dos pontos ficarem à mostra, ainda é possível selecionar a área e o preço do imóvel.

Três grandes empresas à frente da evolução que o mercado vem passando. A interatividade com o cliente ficou cada vez mais pessoal e simplificada, para um melhor aproveitamento do usuário, trazendo uma ferramenta inovadora de mapa.

Rafael SiqueiraRafael Siqueira
Formado em engenharia mecatrônica pela Poli/USP
CTO do Apontador MapLink
www.apontador.com.br
www.maplink.com.br
rafael.siqueira@lbslocal.com