O Google anunciou, no final do ano passado, o lançamento da versão 7 do Google SketchUp para Mac e PC. O SketchUp é uma ferramenta para a criação de modelos 3D de edificações, estátuas, etc., que permite a importação e exportação para o Google Earth.

A versão gratuita implementa novas funcionalidades e uma integração ainda mais profunda com o Google 3D Warehouse, permitindo realizar pesquisas e importar modelos diretamente. Já a versão profissional do Google SketchUp inclui ferramentas para pessoas que trabalham na área de modelagem 3D, com funcionalidades adicionais.

Outra novidade do SketchUp 7 é o suporte a componentes dinâmicos, como portas e janelas que abrem, por exemplo. Os elementos dinâmicos não aparecem ainda no Google Earth, mas somente no 3D Warehouse.

A grande novidade do SketchUp é que ele é 3D. Diferentemente de outros softwares para desenho que utilizam vistas 2D para apresentar projetos, o SketchUp tem ferramentas de criação, visualização e edição que já são pensadas para o ambiente tridimensional.

Para baixar o  SketchUp, acesse http://sketchup.google.com e baixe o arquivo de instalação. As ferramentas básicas para visualização dos modelos 3D são: orbitar, zoom e panorâmica.

O software permite a importação de desenhos de diferentes fontes, em formato dwg, dxf, 3ds e ddf; e imagens nos formatos jpg, png, bmp, entre outros. Os modelos 3D podem ser criados a partir de projetos pré-existentes ou podem ser criados novos desenhos. Após criar um polígono ou círculo em um dos planos, basta usar a ferramenta Empurrar/Puxar e escolher para que lado deve ser criado o volume.

Depois de criar os volumes em 3D, pode-se aplicar texturas nas faces. Estão disponíveis diversas cores e materiais, como pedra, carpet, vidro, entre outros. Por último, é possível posicionar o modelo em um local no Google Earth. Para isso, é preciso que o software esteja aberto e que o ponto de vista esteja próximo ao local desejado. Depois, dentro do Google SketchUp, basta clicar em Ferramentas>Google Earth>Colocar modelo.

Modelo 3D

Armazém 3D

O Armazém 3D do Google é uma coleção de modelos em 3D repleta de construções, pontes, carros, espaçonaves, sofás-cama, dinossauros e todas as outras coisas que há no universo. Lá você encontrará coisas que existem, coisas que já existiram e coisas que somente existem nas mentes das pessoas que as construíram e colocaram lá. O Armazém 3D é absolutamente grátis para qualquer pessoa que queira encontrar ou compartilhar modelos de qualquer coisa que imaginar.