O Google liberou recentemente uma atualização do Google Earth plugin, que já vem com as principais funcionalidades da versão 5 para serem usadas em qualquer browser. Agora, os desenvolvedores podem utilizar tudo o que está disponível no Google Earth 5 para criar aplicações que rodam em sites e blogs.

Com esta API é possível colocar o Google Earth em qualquer site, com apenas algumas linhas de código, e além disso incluir novos conteúdos sobre o globo virtual, como placemarks, polígonos e novas camadas.

 


Importante
Seu serviço deve ser fornecido gratuitamente aos usuários finais. Se você quiser usar a tecnologia do Google em uma aplicação paga, use a API do Google Maps Premier.

 

Como integrar o plugin do Google Earth

A API do Google Maps agora permite que os desenvolvedores manipulem uma instância do Google Earth em seus aplicativos da API do Google Maps. A camada do Google Earth é mostrada de forma semelhante – em aparência e comportamento – ao aplicativo autônomo do Google Earth, permitindo girar perspectivas, ver elevações e visualizar informações de arquivos KML no próprio navegador.

 


Observações
Se você já tem um site de API do Google Maps, pode ativar a opção 3D em sua página com uma única linha de código:
map.setMapType(G_SATELLITE_3D_MAP)

 

O plugin do Google Earth, disponível na URL http://tinyurl.com/5bbo9e, pode ser controlado pela sua própria API, que é separada e diferente da API do Google Maps. Em alternativa, também pode ser adicionado dentro de uma API do Google Maps.

Para adicionar a instância do Google Earth a um mapa existente do Google Maps, basta adicionar uma linha de comando, incluindo a opção G_SATELLITE_3D_MAP em seu mapa com o GMap2.addmapType(). Em seguida, você poderá configurar a aplicação para exibir esse tipo de mapa diretamente, através da opção Gmap2.setMapType(), ou permitir que o usuário selecione esse tipo de mapa, em um GmapTypeControl, adicionando um controle de tipo de mapa pelo GMap2.addControl().

O código a seguir adiciona o tipo de mapa G_SATELLITE_3D_MAP ao mapa e, em seguida, define-o explicitamente para mostrar o tipo de mapa do Google Earth. Na primeira vez em que o usuário clicar nesse exemplo, será solicitada a instalação do plugin do Google Earth, caso este ainda não esteja instalado.

pag32 1 Globo virtual no browser

Como criar uma aplicação básica com o Google Earth

Para criar uma aplicação, é preciso primeiro ter uma API do Google Maps. Para obter esta chave de API do Google Maps é necessário ter uma Conta no Google, como o Gmail ou orkut. Acesse a conta no Google, mediante login e senha, para gerar a chave da API, um código com 86 caracteres como este:

ABQIAAAAzr2EBOXUKnm_jVnk0OJI7xSosDVG8KKPE1-m51RBrvYughuyMxQ-i1QfUnH94QxWIa6N4U6MouMmBA

O código abaixo gera uma imagem centrada no edifício da Editora MundoGEO, que pode ser visualizado em 3D e tem todas as funcionalidades do Google Earth.

É importante lembrar de editar as coordenadas, sempre em graus decimais. Neste caso foram usados os valores -25.4076 e -49.2824. Também foi modificado o valor de zoom, para 20.

Após gerado e revisado o código, basta abri-lo em um browser para verificar o resultado final.

codigo Globo virtual no browser

<!–CTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN"