Por Fabiana Fernandes

Uma prática bastante comum, aplicada pelos grandes sites para melhorar o desempenho de suas aplicações web, é a utilização de cache de dados. Esse recurso reduz a necessidade de processamento durante as requisições dos usuários, garantindo as entregas do conteúdo solicitado de forma rápida e eficiente.

Recorte da Imagem

Indicada para sites interativos com grande tráfego de informações, riqueza de detalhes e também para dados que não demandam atualizações constantes, a Esri aperfeiçoou os recursos de geração e manipulação de cache de mapas e incluiu uma funcionalidade chamada Map Cache nos software da família ArcGIS.

Passo a passo

O processo de geração de Map Cache é bem simples e pode ser realizado, via Arccatalog ou Arctoolbox, em três passos:

1. Identificação do serviço de mapa (MXD) já publicado no ArcGIS Server;
2. Definição do tamanho e do formato dos recortes;
3. Análise da área de abrangência do dado, definindo um conjunto de escalas ideais para geração dos recortes;
4. Processamento das diversas visões do mapa de acordo com as escalas definidas.

 


Dicas de utilização
– Defina escalas criteriosamente;
– Estruture seu mapa para que os planos de informação sejam visualizados dentro de uma faixa de visualização significativa. Isso garante um mapa mais legível, destacando informações realmente relevantes;
– Quanto maior a qualidade do seu recorte, maior seu tamanho e consequentemente maior o tempo para realização de download dos dados. Portanto, atenção ao definir recortes de tamanho grande com muita qualidade. Realize testes visuais para aperfeiçoar seus mapas.

 

Após a geração das diferentes visões dos dados, ao utilizar o MXD processado o usuário receberá e manipulará cache desses mapas com agilidade, qualidade e rapidez. Embora o cache de mapas represente fotografias de dados espaciais, é possível permitir a realização de pesquisas espaciais e alfanuméricas por meio de configurações do serviço. Assim, a aplicação busca apenas os resultados da pesquisa no seu formato gráfico original, incluindo esse resultado em outra camada sobreposta ao cache.

A utilização desse recurso traz para o usuário diversos benefícios, mas é importante estar atento às necessidades individuais de cada organização.

Vantagens e Desvantagens

Caso de sucesso

Um caso de sucesso, onde o uso de Map Cache foi fator determinante para o bom desempenho e satisfação dos usuários, foi o Portal GIS da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, cidade localizada no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, conhecida por ser um importante polo tecnológico e industrial do Estado.

A Prefeitura de São José dos Campos tinha inicialmente a necessidade de disponibilizar  de forma rápida, a todos os seus funcionários, informações de imagens de satélite de 2007 e 2008 e, ao mesmo tempo, ter a possibilidade de visualização das alterações ocorridas nesse período com relação à área construída, bem como as informações relativas ao uso da terra (água, pastagem, área aberta seca e úmida, reflorestamento e áreas cultivadas).

O sistema implantado, além de atender à demanda, permitirá em breve que as diferentes Secretarias possam “alimentar” o sistema com os dados específicos de cada pasta, possibilitando a consulta integrada e momentânea de dados georreferenciados antes contidos apenas no banco de dados da Secretaria de Planejamento Urbano. Dessa forma, o serviço interno realizado  será otimizado, refletindo diretamente na agilidade do atendimento prestado ao munícipe. Para uma área imageada de aproximadamente 502 km2, optou-se por utilizar três visões estáticas, uma para cada versão da informação (imagens 2007 e 2008) no formato JPEG e cartografia básica em formato PNG.

Portal GIS SJC

>Portal GIS da Prefeitura de São José dos Campos

Info

Como processo de atualização das informações geográficas, recomendamos ao usuário periodicamente identificar as alterações no cache de cartografia básica e realizar a atualização desses caches utilizando a opção de substituição parcial das informações. Dessa forma, somente serão geradas novamente caches de regiões que sofreram atualização.

A partir de agora, o município tem à disposição mapas temáticos customizados em um portal de fácil administração e rápido acesso, o que representa uma nova fase da tecnologia GIS no órgão municipal.

+Informações
http://webhelp.esri.com/arcgisserver/9.3/DotNet/index.htm#what_is_map_caching.htm

Fabiana FernandesFabiana Fernandes
Coordenadora de Projeto
Imagem
ffernandes@img.com.br