Existem, hoje, diferentes tipos de sensores em aviões e satélites captando imagens analógicas, digitais, laser e radar em várias resoluções, escalas e taxas de revisita. Essa variedade de produtos permite inúmeras aplicações, das mais simples e populares até as mais complexas e corporativas.

A quantidade de sensores orbitais hoje disponível comprova o grande potencial desse mercado. A matéria de capa da edição 57 da revista InfoGEO aponta para mais de 50 satélites em operação e mais de 30 lançamentos previstos até 2013. Grandes investimentos estão sendo feitos para a produção de sensores embarcados, programas de processamento, compactação e análise dessas informações.

Quanto ao assunto polêmico, sobre a substituição das imagens obtidas de aviões pelas de satélites, vale sempre lembrar que o usuário é quem decide. Ele deve avaliar a pressa em utilizar as imagens, o nível de detalhes requerido, a precisão e, por fim, os recursos disponíveis.

Empresas e especialistas do setor devem, na verdade, saber os limites de cada produto e explicar ao usuário, de forma objetiva e transparente, quais são as diferenças. Os clientes, por outro lado, devem ter uma equipe capacitada para avaliar essas informações e decidir pela mais adequada às suas necessidades. Hoje em dia, não há mais espaço para promessas ou conversa fiada a respeito. 

No dia 30 de setembro, em São Paulo, acontece o segundo Seminário InfoGEO & InfoGPS, com o tema “1001 Utilidades das Imagens de Satélite”.

Este seminário tem a proposta de apresentar os detalhes que diferenciam cada tipo de imagem aérea e orbital. O formato do evento possibilitará uma ampla interatividade dos participantes, que poderão conhecer as novidades, tendências e fazer questionamentos aos principais especialistas e fornecedores do setor sobre o potencial de aplicação dessas imagens.

O público alvo do evento é composto por usuários que necessitem de uma retrato fiel da superfície terrestre para ampliar os resultados dos seus negócios. Saiba mais em www.mundogeo.com/seminarios/1001.

GEOWEB & GPS

Você sabia que o Google recebe mais de 10 mil sugestões por hora de usuários para correção dos mapas online? Este dado, apresentado por Francisco Gioielli, responsável técnico do Google Enterprise, causou grande repercussão no Seminário GEOWEB & GPS, que aconteceu no dia 15 de abril em São Paulo. Realizado pelas revistas InfoGEO e InfoGPS, o evento foi uma oportunidade para discussão de tendências e apontou novas oportunidades de negócios.

Mitos e verdades
>Debate “Mitos e verdades das imagens de satélites e fotos aéreas”:
Helder Carvalhais (Threetek), Giandri Machado (DigitalGlobe), e Renato Azinelli (Engefoto)

GEOWEB e WEBGIS
>Debate “GEOWEB e WEBGIS – Quando dois mundos se encontram ”:
Marcus Silva (Gisplan), Iara Musse (Santiago & Cintra Consultoria) e Francisco Gioielli (Google Enterprise)

Este seminário marcou uma mudança de paradigma em eventos de geomática e serviços de localização, pois seu formato permitiu uma ampla interatividade dos presentes. Foi um momento raro de reunir, num mesmo local, produtores de conteúdo e usuários da geoinformação dos mais diferentes tipos, discutindo temas em comum.

Auditório
>Auditório em formato de arena

Baixe o podcast do seminário em www.mundogeo.com/seminarios/GG/programacao

Emerson GranemannEmerson Zanon Granemann
Engenheiro Cartógrafo
Diretor e Publisher da Editora MundoGEO
emerson@mundogeo.com