Existe uma nova forma de realizar topografia sobre a via férrea: o Sistema GRP da Amberg Technologies. Projetado para facilitar o trabalho do topógrafo e aumentar o rendimento, o sistema GRP simplifica tarefas que anteriormente eram tediosas e lentas. Por sua vez, supõe um aumento na precisão, uma vez que elimina possíveis erros por parte do operador.

O GRP System FX é um instrumento de precisão, pensado e desenvolvido tanto para a montagem inicial da via como para realizar auscultações sobre ela, razão pela qual pode ser utilizado em todas as fases da montagem, em nivelações sucessivas, bem como na manutenção da linha nos anos posteriores.

A principal vantagem deste equipamento é que substitui, ao mesmo tempo, o nível ótico, a régua de medição, as alças ou luvas de sinalização, etc., dando informação ao usuário de uma forma clara, em uma só tela, acerca de todos os elementos necessários para a perfeita localização geométrica da via.

GRP

O funcionamento do GRP System FX é determinado por seus componentes, que incluem um inclinômetro e uma estação total, a qual trabalha remotamente. A estação total realiza um acompanhamento constante do prisma, situado sobre a coluna porta-prisma no braço do GRP. É a estação que calcula as coordenadas em cada instante do prisma, ao mesmo tempo em que o acompanha em seu deslocamento.

As coordenadas, que vão sendo medidas de forma contínua, são transmitidas pelo rádio modem ao equipamento GRP. Por meio dos parâmetros internos, pode converter as coordenadas do prisma em coordenadas das rodas, que se apóiam sobre cada um dos trilhos da via.

GRPO software do GRP calcula, por meio de coordenadas, o PK homólogo à posição que está sendo medida no momento. Uma vez obtido esse PK, compara as coordenadas medidas com as teóricas, obtendo, assim, a discrepância, distância que deverá ser ripada para obter a correta geometria da via.

A velocidade de trabalho aumenta bastante, uma vez que dispõe de todos os parâmetros necessários (cota de ambos os trilhos, dormente lateral da via, larguras e inclinação) em uma só tela, de forma que é necessário realizar apenas uma passagem por ramal, enquanto que, com a topografia convencional, seria necessário fazer uma passagem diferente para cada um dos elementos.

Com esta solução é eliminado o problema de alinhamento da via, relacionado a elementos exteriores, como postes de catenária, uma vez que trabalha em posição absoluta e não de forma relativa às balizas, eliminando também a tarefa de sua colocação.

Os dados, que vão sendo registrados no computador, ficam armazenados, à disposição do usuário de forma direta, sem necessidade de serem passados de forma manual ao computador (caso que ocorria com a tomada de dados com régua de medição e inclinação, nivelação com nível ótico, etc.). Isto elimina possíveis erros aleatórios e de difícil localização, ao transferir dados de suporte em papel para suporte informático, como erros de escrita e de leitura, erros do operador, etc..

Também se reduz a quantidade de pessoal, uma vez que apenas é necessária, para a sondagem da via, uma equipe de topografia de duas ou três pessoas (com usuários especializados, podem ser obtidos rendimentos de seis a oito quilômetros por dia).

Portanto, o GRP System FX se apresenta como uma ferramenta de trabalho eficaz e veloz que, por sua vez, reduz a carga de trabalho do topógrafo, evitando-se realizar de forma manual trabalhos que podem ser automatizados, impedindo assim possíveis erros na transcrição dos dados.