A construção civil deverá ser a locomotiva que impulsionará a economia brasileira nos próximos cinco anos. Após o Brasil ser confirmado como sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014, todas as sedes e cidades próximas passaram a vislumbrar a possibilidade de uma verdadeira revolução em sua infraestrutura urbana. Afinal, não é só de estádios que vive um Mundial, mas também de uma rede de transportes e serviços que suporte a realização do evento. Depois que as delegações e turistas deixarem o país, em agosto de 2014, o que ficará será o resultado de cinco anos de obras em aeroportos, rodovias, portos, ferrovias, hotéis, estacionamentos, entre outras importantes obras.

Depois do arrefecimento da crise financeira mundial, que diminuiu a quantidade de negócios entre o final de 2008 e início deste ano, a confirmação do Brasil como sede de um importante evento esportivo mundial dará um novo impulso à nossa economia, com a criação de milhões de empregos diretos e indiretos, nas mais variadas áreas. Segundo especialistas, a cada 1 milhão de reais em investimentos na construção civil são criados 58 empregos.


Geomática

Nos próximos cinco anos serão erguidas e reformadas importantes obras de infraestrutura, que movimentarão bilhões de reais e terão impacto em todo o setor de construção civil e, consequentemente, na área de geotecnologia. Afinal, sem topografia, agrimensura e cartografia não se faz grandes obras.

Os trabalhos de mapeamento servirão como base para a elaboração de projetos viários e arquitetônicos. Outro setor com grande demanda será o de levantamentos “as built” das obras de arte e construções já existentes, para a realização dos projetos de reforma. Além disso, toda grande obra necessitará de trabalhos de locação e acompanhamento durante o processo de sua construção.

O mundo inteiro estará de olho no Brasil nos próximos anos. Muito além dos títulos no futebol, a maior preocupação da sociedade recai sobre o uso adequado dos recursos financeiros para a realização da Copa, que envolvem bilhões de dólares em investimentos. Existem várias estimativas de custo para a promoção do Mundial, de 15 a 100 bilhões de reais. Independentemente do valor, é preciso que haja austeridade dos governantes, eficiência por parte das empresas e fiscalização da sociedade, para que o legado da Copa seja útil por muitos e muitos anos em nosso país.

Este, sim, será o maior título mundial do Brasil.


Novo projeto

Com o objetivo de deixar a leitura cada vez mais agradável e dinâmica para o leitor, a revista InfoGNSS Geomática inaugura nesta edição um novo projeto gráfico. Nesta e nas próximas edições você verá mudanças sutis, porém importantes, que melhorarão cada vez mais a experiência de leitura dos melhores conteúdos sobre topografia, agrimensura, cartografia, cadastro técnicos e GNSS.
Aproveite!

Eduardo Freitas OliveiraEduardo Freitas Oliveira
é engenheiro cartógrafo,técnico em edificações e mestrando em C&SIG.
Editor da Revista InfoGNSS Geomática
eduardo@mundogeo.com