A China está prestes a lançar os 12 primeiros satélites do sistema global de navegação Compass, permitindo a cobertura regional em 2012. O sistema deverá cobrir a China e adjacências com cinco satélites geoestacionários, três em órbita geossíncrona e quatro em órbita média.

O terceiro bloco de satélites do sistema de posicionamento global IIR, denominado GPS IIR-3, projetado e construído pela Lockheed Martin com o objetivo de melhorar as capacidades de navegação, chegou a 10 anos de operações em órbita. Lançado em outubro de 1999, o primeiro satélite da série ainda é um dos 30 veículos GPS que se encontram operacionais.

A empresa Bentley acaba de anunciar a aquisição da gINT Software, uma companhia localizada na Califórnia e especializada nos setores de geotecnia e geoambiental. O produto mais recente da empresa, o gINT Enterprise, maximiza o valor de dados sub-superficiais através do gerenciamento de múltiplos projetos.

A Autodesk anuncia que a Rede Energia – um dos maiores grupos empresariais privados do setor energético brasileiro – está investindo na adoção do software Autodesk Topobase. A aquisição auxilia a Rede no desafio de preparar suas distribuidoras para a implantação do Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico, estabelecido em 2009 pela Aneel.

O plenário do Senado aprovou, no início de novembro, um projeto de decreto legislativo que prevê a realização de referendo no Acre para que a população decida se mantém o atual fuso horário no Estado – uma hora a menos em relação a Brasília. O fuso horário no Acre foi alterado em abril do ano passado. Até então, o fuso no Estado era de duas horas a menos em relação a Brasília.