Uma nova onda de desenvolvimento tecnológico vem tomando forma e trazendo ganhos de produtividade inimagináveis há alguns anos. Trata-se do escaneamento a laser 3D, que representa uma nova era para levantamentos topográficos. Esta tecnologia inovadora alia grande quantidade de pontos e riqueza de detalhes obtidos em um curto intervalo de tempo. Assim, profissionais da área e seus clientes têm ao seu dispor informações cada vez mais fiéis à realidade.

E a Santiago & Cintra Geo-tecnologias está inserida neste contexto, trazendo ao Brasil o que há de melhor em escaneamento 3D com a representação da fabricante canadense Optech. A companhia é especializada na produção de equipamentos de medição a laser, tendo sido escolhida pela Nasa como fornecedora dos sistemas embarcados na sonda não tripulada Phoenix, que pousou em Marte em 2008.

ILRIS-3D

O primeiro produto da Optech a ser apresentado pela Santiago & Cintra Geo-tecnologias ao mercado brasileiro é o Laser Scanner ILRIS-3D, um equipamento versátil que, através de suas configurações opcionais, pode se adaptar a diversos tipos de demanda. O aparelho permite, por exemplo, realizar trabalhos com o scanner em movimento sobre veículos, trilhos ou embarcações.

Com classificação segura para utilização de seu canhão laser classe 1, o ILRIS-3D pode ser operado por uma única pessoa, através de um laptop ou de um dispositivo sem fio com a versão móvel do Windows.

O Laser Scanner ILRIS-3D pode fazer levantamentos de até 10 mil pontos por segundo, com alcance máximo de 1,7 mil metros, acurácia de 3 milímetros a 100 metros, resolução de apenas 1,3 milímetros e diâmetro do laser de meros 19 milímetros. Podem parecer só números, no entanto o menor espaçamento entre pontos e um diâmetro de laser tão pequeno se traduzem na maior densidade de pontos de sua categoria, produzindo levantamentos extremamente ricos em detalhes.

Complementando suas características, uma câmera digital integrada fornece cores reais à nuvem de pontos 3D. A metodologia “Step and Stare” garante o espaçamento regular entre pontos, enquanto o campo de visão varia de 360º na horizontal por 360º na vertical. Além disso, receptores GPS, sensores inerciais e outros dispositivos podem ser acoplados à estrutura do equipamento, aumentando assim as possibilidades de utilização.

São diversas as aplicações para o Optech ILRIS-3D, como levantamentos para transporte, engenharia civil, patrimônio histórico, as-built industrial, mineração, geologia e arqueologia. No caso específico dos setores de mineração e infraestrutura, nos quais geralmente ocorrem movimentações de terra, o Laser Scanner ILRIS-3D é ideal devido ao seu longo alcance em distância combinado com a velocidade de levantamento, acurácia e nível de detalhamento da nuvem de pontos.

Com o ILRIS-3D e a parceria com a Optech, a Santiago & Cintra mantém sua tradição de inovação e o compromisso em trazer alta tecnologia e produtividade ao mercado brasileiro de geo-tecnologias.

Laser Scanner ILRIS-3D da Optech

YouTube
Para conhecer mais o Laser Scanner ILRIS-3D da Optech, comercializado no Brasil com exclusividade pela Santiago & Cintra Geo-tecnologias, visite o canal da empresa no YouTube www.youtube.com/mrsantiagoecintra ou entre em contato com o distribuidor S&C de sua região.

+Informações
www.santiagoecintra.com.br