A empresa Chaos systems anunciou, no início de dezembro, que já está disponível a versão 12 do Topocad, um software voltado para a área de topografia, agrimensura e cartografia. Com aproximadamente 17 mil usuários ao redor do mundo, o Topocad apresenta-se como uma alternativa para os trabalhos de desenho, edição e apresentação de dados geoespaciais.

Para quem não precisa gerar novos desenhos ou editar projetos, a Chaos disponibiliza uma ferramenta gratuita de manipulação de dados, o Topocad Reader. Inicialmente batizado de Topocad junior, o Topocad Reader é um software gratuito com ferramentas para importar e exportar dados entre o computador e equipamentos, como estações totais e receptores GNSS. Além disso, permite realizar alguns cálculos básicos de dados de mapeamento e salvar as informações em um desenho.

Para garantir a integração com outros softwares do setor de topografia, o Topocad Reader permite a leitura de vários formatos de arquivos, como dxf, dwg e pp.


Download

Para baixar o Topocad Reader, acesse www.chaos.se/eng/orderform.htm. Você vai encontrar um formulário de registro, em inglês, que deve ser preenchido para o recebimento da chave de acesso. Neste formulário devem ser informados nome, sobrenome, empresa, endereço, código postal, país, email e telefone.

formulário de registro

Após o preenchimento, basta clicar no botão “Send” e então verificar a caixa de emails. A mensagem de retorno, em nome da Topocad, terá no texto um número de licença e uma chave de registro, no formato 000000-0000. Com estas informações em mãos, é preciso acessar www.chaos.se/download/Topocad1143.exe para baixar a última versão do software.

Neste caso é instalado o software completo, porém, dependendo da chave de registro, algumas funcionalidades não estarão disponíveis. Após baixar e instalar o Topocad, basta digitar os 10 números da chave para usar o programa.

Além de arquivos, o Topocad Reader permite importar também dados de equipamentos, nos formatos Sokkia, Psion, Leica, Trimble/Geodimeter e Nikon. Como pode-se ver na figura, algumas opções só ficam disponíveis no caso de um upgrade para a versão completa do software.

TOPOCAD


Plus e Site Engineer

A Chaos systems apresenta ainda dois módulos básicos: o Topocad Reader Plus e o Topocad Site Engineer. A versão Plus tem uma ferramenta adicional em relação à versão básica, permitindo a exportação em formato dxf e dwg. Já o Topocad Site Engineer é um software para os profissionais que necessitam de um sistema CAD básico, com funcionalidades como, por exemplo, desenhar linhas, pontos e polígonos, copiar, mover, rotacionar, medir, cortar e dividir feições, entre outras.