Dos mesmos desenvolvedores do site WikiCrimes (www.wikicrimes.org), recentemente foi anunciado um novo produto chamado WikiMapps que permite a qualquer pessoa criar mapas colaborativos para registro e consulta de eventos ocorridos em uma certa região.

O nome surgiu da junção de três palavras: Wiki (wikipedia) + Map (mapa) + Apps (aplicações). O objetivo do WikiMapps é oferecer um ambiente para a criação e manutenção de aplicações colaborativas, nas quais um mapa é utilizado como instrumento para receber eventos alimentados pelas pessoas.

Capitaneada pelo professor e pesquisador Vasco Furtado, o WikiMapps é uma iniciativa da WikiNova, uma empresa formada por pesquisadores em computação da Universidade de Fortaleza, contando com a colaboração do Laboratório de Engenharia do Conhecimento.

WikiMapps!

Passo a passo

Veja quais são as etapas para criar um WikiMapp:

1. Acesse http://wikimapps.com. Você pode criar uma conta no WikiMapps ou usar uma conta existente em um destes serviços: AOL, Facebook, Google, Yahoo ou OpenID.

2. Após fazer o login, a primeira tela tem como opção “Criar um novo WikiMapp”. A próxima tela contém um pequeno formulário, no qual devem ser preenchidos os dados pessoais do administrador do WikiMapp e um contrato de termos de uso do serviço.

3. A próxima tela contém um formulário com informações básicas sobre a aplicação, no qual devem ser preenchidos o título, descrição, área geográfica e tags (etiquetas) do WikiMapp.

4. O passo seguinte é escolher os marcadores, que devem ser identificados por um nome. Deve-se escolher se os usuários podem inserir pontos indefinidamente ou se há um limite. É possível escolher ícones pré-existentes ou então customizar os marcadores. No campo de preenchimento dos marcadores deve-se indicar que tipo de dado o usuário incluirá para cada marcador.

5. Na aba “Aparência” pode-se escolher uma logo para o aplicativo, o idioma padrão e a cor de fundo. Também é possível configurar os textos para inclusão ou visualização de marcadores, eventos registrados, etc.

6. Clicando na aba “Autorizações” é possível indicar outros usuários que podem ajudar na administração do WikiMapp.

7. Na opção de configurações avançadas pode-se obter outras informações, como a URL da aplicação e a chave para o Google Analytics, além de cadastrar dados como o nome de domínio ou as chaves para o Google Maps e Google Friends.

Pronto! O seu WikiMapp está prestes a receber as primeiras contribuições. Lembre-se sempre de deixar bem claro qual o objetivo do mapa colaborativo, como por exemplo identificar pontos de desastres naturais, acidentes de trânsito, restaurantes e bares, etc.. A interação será feita através de comentários dos usuários, que serão associados aos marcadores. Cada vez que alguém comentar um marcador, quem fez o primeiro registro receberá uma notificação.

Antes de iniciar um novo mapa colaborativo é preciso definir muito bem o seu conceito, sua ideia e quais os objetivos do WikiMapp. Escolha quais serão os marcadores da sua aplicação e como eles se distribuirão no espaço. Defina também qual o grupo de pessoas que você acredita que formará a rede social de usuários do WikiMapp. Pode ser seu grupo de amigos, a população de uma cidade ou bairro, os funcionários de uma instituição, etc.