A Engemap acaba de dar mais um importante passo na consolidação do seu Sistema Aerotransportado de Aquisição e Pós-Processamento de Imagens (Saapi). No final do mês de outubro a empresa firmou contrato com a Fundação de Estudos do Mar (Femar) para fornecer licença customizada de uso do sistema para aeronaves de asa rotativa da Marinha do Brasil.

O Saapi é o primeiro sistema digital de aerolevantamento concebido e homologado no país. Desenvolvido pela Engemap em parceria com o Departamento de Cartografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Presidente Prudente, sob coordenação do engenheiro cartógrafo Roberto da Silva Ruy e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o sistema produz fotografias aéreas de alta resolução espacial para aplicações cartográficas, com pixel de 8 a 80 centímetros.

Largamente utilizado nos projetos de mapeamento da Engemap, o Saapi passa agora a atender a Marinha, onde será utilizado na produção de cartas náuticas da costa brasileira e de áreas de navegação fluvial.